ASSINTRA/PA - Presidente reafirma disposição de luta


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
05/02/2010



Fotos: José Pantoja                


 


Na noite desta quinta-feira, 4 de fevereiro, aconteceu a solenidade de posse da nova diretoria da Associação dos AFTs do Pará – ASSINTRA/PA, cujo presidente, Otávio Paixão, foi reeleito pela categoria. Ao receber colegas e convidados, Paixão agradeceu o empenho e participação de todos os AFTs nas mobilizações da campanha salarial, no movimento grevista e em todas as atividades da ASSINTRA nos últimos dois anos, inclusive na organização do 27º ENAFIT, evento grandioso que reuniu centenas de auditores em Belém, no ano passado. Disse estar pronto para mais dois anos de mandato, enfrentando os desafios que virão.


 


O senador José Nery (PSOL/PA) prestigiou a posse e fez um discurso lembrando a importância da participação do SINAIT na luta pelo veto à Emenda 3 e as parcerias nas ações de combate ao trabalho escravo. Ele lembrou que neste ano de 2010 a ação mais significativa, sobre a qual todas as entidades ligadas à defesa dos Direitos Humanos devem centrar forças, é a coleta de assinaturas pela aprovação da PEC 438 (expropriação de terras). Nery disse que a intenção é de reunir um milhão de assinaturas até maio e de concluir a votação em segundo turno, com a aprovação da PEC. Pediu que todos se empenhem na coleta das assinaturas. O senador é autor da lei que criou o Dia e a Semana Nacional de Combate ao Trabalho Escravo.


 


Para assinar o Abaixo-assinado em prol da aprovação da PEC 438, acesse o link www.trabalhoescravo.org.br


 


Comprometimento


Também a presidente do SINAIT, Rosângela Rassy, compareceu à posse da diretoria da ASSINTRA, entidade da qual já foi presidente. Ela disse que a Associação “continua firme em sua tradição de mobiliz e agregar os colegas em torna da luta pela construção de uma carreira forte e unida”, sendo um exemplo de companheirismo e fraternidade para o Brasil.


 


Ocupando agora o cargo de presidente do Sindicato Nacional, afirmou perceber com mais clareza o quanto é importante o apoio das entidades regionais e a liderança dos Delegados Sindicais nas lutas gerais da categoria. Reconheceu na ASSINTRA uma “parceira de primeira hora”.


 


Mesmo com vitórias muito significativas e recentes, Rosângela disse que os desafios continuam aí, como a criação da Lei Orgânica da Fiscalização e a aprovação da PEC 438. Sobre a LOF, informou que o MTE está constituindo um Grupo de Trabalho ao qual o SINAIT foi convidado a participar e será representado por ela e pela ex-presidente Rosa Jorge. A aprovação da PEC 438, para os AFTs do Pará, é um símbolo, posto que o Estado ocupa o topo da lista das ocorrência de trabalho escravo no Brasil.


 


Disse Rosângela: “Vocês aqui presentes já assinaram a lista (Abaixo-assinado da PEC 439)? Já falaram com seus familiares e amigos sobre isso? Pois é essa ação, que começa dentro da nossa repartição e nossa casa, que pode mudar as coisas, neste caso e em muitos outros, como na luta pela preservação do meio ambiente. Quantos de nós separa o lixo caseiro, por exemplo? Ou conhece pontos de coleta de resíduos recicláveis, ou separa o óleo de cozinha e o entrega a projetos de reutilização? Estamos falando, colegas, de cuidado com a vida e da prática da cidadania em ações concretas que influenciam a qualidade do futuro próximo, que afetará não somente a nós, mas nossos filhos, netos, bisnetos e assim por diante.”


 


A presidente terminou seu discurso agradecendo a Otávio Paixão pelo companheirismo e disponibilidade de aceitar deságios, como a realização do 27º ENAFIT. Pediu que todos os AFTs apóiem o SINAIT e a ASSINTRA, pois novas lutas virão.

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.