As agendas da Câmara e Senado para esta semana não sofreram alterações significativas em relação à semana passada. A maioria das matérias não foi votada e permanece na pauta. Destacamos a PEC 30-A/07, que deverá ser discutida na Comissão Especial da Licença Maternidade de 180 dias.
Câmara
Uma medida provisória e um projeto de lei obstruem a pauta. A MP nº 466/09, que dispõe sobre os serviços de energia elétrica nos Sistemas Isolados e o PL nº 5.665/09, do Executivo, que cria a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural para a Agricultura Familiar e Reforma Agrária (Pnater).
Para a pauta das sessões extraordinárias os deputados darão prioridade à votação da PEC nº 471/05, do deputado João Campos (PSDB/GO), a chamada PEC dos Cartórios. A proposta torna titulares os substitutos ou responsáveis por cartórios de notas ou de registro. Também poderão votar a PEC 47/03, do senador Antônio Carlos Valadares (PSB/SE), que inclui a alimentação como um dos direitos sociais estabelecidos pela Constituição. A PEC pretende tornar as ações de combate à fome e à miséria políticas de Estado que não poderão ser prejudicadas por mudanças administrativas.
As sessões ordinárias serão na terça, quarta e quinta-feira, com Ordem do Dia sempre a partir das 16hs e as sessões extraordinárias acontecem após as sessões ordinárias.
Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR)
A Comissão se reúne na quarta-feira (7), às 10 horas no Plenário 6 com pauta extensa. O item 15 da pauta é o PL nº 751/03, dos deputados Assis do Couto (PT/PR) e Selma Schons (PT/PR), que define critérios de enquadramento de atividade rural, para fins de recolhimento da contribuição sindical. O relator, deputado Homero Pereira (PR/MT) apresentou Parecer pela rejeição deste e dos projetos apensados.
Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJC)
A CCJC reunirá na terça-feira (6), às 14h30 e na quarta e quinta-feira (7 e 8), às 10 horas. Dentre as matérias que poderão ser votadas nesta semana encontra-se no item 83 a PEC nº 294/08, do deputado Eduardo Valverde (PT/RO), que dispõe sobre a competência material da Justiça do Trabalho nos dissídios decorrentes da contratação irregular na administração pública, em inobservância ao disposto no art. 37, inciso II, V e IX da CF. o relator, deputado Flávio Dino (PCdoB/MA) apresentou parecer pela admissibilidade desta e da PEC 328/09, apensada.
O item 85 trata da PEC nº 341/09, do deputado Regis de Oliveira (PSC/SP), que modifica os dispositivos constitucionais retirando do texto matéria que não é constitucional. O Parecer pela admissibilidade, com dois substitutivos é do deputado Sérgio Barradas Carneiro (PT/BA). Em 14/7 foi concedido vista conjunta a vários deputados. O deputado Marcelo Itagiba (PMDB/RJ) apresentou voto em separado.
O item 87 é o PL nº 515/03, do deputado Jair Bolsonaro (PP/RJ), que regula o direito de representação e o processo de Responsabilidade Administrativa Civil e Penal nos casos de abuso de autoridade. O relator, deputado Mendes Ribeiro Filho (PMDB/RS) apresentou Parecer pela constitucionalidade, juridicidade, técnica legislativa e, no mérito pela aprovação, com Substitutivo.
O item 90 é o PL nº 5.140/05, do deputado Marcelo Barbieri (PMDB/SP), que modifica a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) para dispor sobre a execução trabalhista e a aplicação do princípio da desconsideração da personalidade jurídica. O relator, deputado Zenaldo Coutinho (PSDB/PA), apresentou Relatório pela constitucionalidade, juridicidade, técnica legislativa e, no mérito, pela aprovação, nos termos do Substitutivo da CDEIC.
O item 128 refere-se ao PL nº 2.330/03, do deputado Lincoln Portela (PR/MG), que altera o Código Civil para estabelecer o prazo prescricional de vinte anos para ação de responsabilidade civil decorrente de moléstias profissionais contraídas por trabalhadores em decorrência de atividades insalubres. O relator, deputado Maurício Quintella Lessa (PR/AL) apresentou Parecer pela constitucionalidade, juridicidade e técnica legislativa e pela aprovação, com Substitutivo.
Item 129 é o PL nº 2.511/03, do ex-deputado Neucimar Fraga (PR/ES), que dispõe sobre as sanções aplicáveis aos agentes públicos nos caos de enriquecimento ilícito no exercício de mandato, cargo, emprego ou função na Administração Pública direta, indireta ou fundacional. O Relatório do deputado Carlos Willian (PMDB/MG) é pela constitucionalidade, juridicidade, técnica legislativa e, no mérito pela rejeição.
Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio (CDEIC)
A Comissão irá se reunir na quarta-feira (7), às 9h30, no Plenário 5 e poderá vota o item 2 que refere-se ao REQ nº 258/09, do deputado Edson Ezequiel (PMDB/RJ) que solicita seja realizado Seminário conjunto com as Comissões de Trabalho e de Ciência e Tecnologia, da Câmara dos Deputados e a Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado para debater a proposta de substituição do recolhimento do INSS das empresas sobre a folha de pagamento por uma contribuição de 0,50% sobre a movimentação financeira.
O item 42 refere-se ao PL nº 4.972/09, da deputada Rebecca Garcia (PP/AM), que obriga as empresas a ressarcirem ao Sistema Único de Saúde (SUS) as despesas decorrentes da assistência prestada aos seus empregados vítimas de acidente do trabalho ou doença profissional ou do trabalho. O relator, deputado Ubilial (PSB/SP) apresentou Parecer pela aprovação.
E o item 45 da pauta é o PL 5.019/09, do deputado Júlio Delgado (PSB/MG), que permite a redução da jornada de trabalho nos termos que estabelece. O relator, deputado Dr. Ubiali (PSB/SP) apresentou parecer pela aprovação.
Comissão de Educação e Cultura (CEC)
Reúne na quarta-feira (7), às 9h30, Plenário 10. Dentre as matéria a serem apreciadas o item 2 é o REQ nº 274/09, do deputado Paulo Henrique Lustosa (PMDB/CE), que requer, a realização de seminário para debater sobre os 15 anos de existência do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil - FNPETI, no dia 24 de novembro de 2009, ocasião em que será lançada publicação sobre a sua trajetória histórica e as possíveis correlações entre a sua atuação e as políticas e ações implementadas pelo Brasil para o enfrentamento do trabalho infantil. O referido seminário deverá ocorrer em conjunto com as Comissões de Direitos Humanos e Minorias e de Trabalho, de Administração e Serviço Público.
Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público (CTASP)
Reunirá na quarta-feira (7), às 10 horas, no Plenário 12. O item 1 refere-se ao REQ nº 275/09, do deputado Eduardo Barbosa (PSDB/MG) que requer a realização de seminário para debater sobre os 15 anos de existência do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil - FNPETI, no dia 24 de novembro de 2009, ocasião em que será lançada publicação sobre a sua trajetória histórica e as possíveis correlações entre a sua atuação e as políticas e ações implementadas pelo Brasil para o enfrentamento do trabalho infantil. O referido seminário deverá ocorrer em conjunto com as Comissões de Educação e Cultura e de Direitos Humanos e Minorias.
O item 13 é o PL nº 5.206/09, do deputado Uldurico Pinto (PMN/BA), que dispõe sobre a obrigatoriedade da distribuição equitativa, entre os titulares das respectivas contas bancárias, dos valores apurados com as vendas das folhas de pagamento de servidores e empregados públicos para as instituições financeiras. O relator, deputado Gladson Cameli (PP/AC), apresentou Parecer pela rejeição.
Na quinta-feira (8) a Comissão volta a se reunir em audiência pública para debater a Lei 11.788/08, a chamada Nova Lei dos Estágios, decorrentes do seu primeiro ano de vigência. Os convidados são: a deputada Solange Almeida (PMDB/RJ), presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Hospitais Universitários e de Ensino (FPDHUE); deputado Marcelo Ortiz (PV/SP), presidente da Frente Parlamentar de Apoio as Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas na Área de Saúde; Maria Paula Dallari bucci, secretária da Educação Superior do Ministério da Educação; José Sperb Sanseverino, provedor da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre; Oswaldo Luis Balparda, presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Rio Grande do Sul; Francisco Eugênio Alves de Souza, vice-presidente da BRAHUE e diretor do Hospital Universitário Regional do Norte do Paraná.
Comissão Especial da PEC 30-A/07 – Licença Maternidade de 180 dias
A Comissão reunirá na terça-feira (6), às 14h30, no Plenário 4, em audiência pública com a presença dos convidados: José Pimentel, Ministro da Previdência Social; Armando Monteiro Neto, presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI); Creuza Oliveira, presidente da FENATRAD; e Patrícia Duarte Rangel, assessora parlamentar do Centro Feminista de Estudos e Assessoria (CFEMEA).
Comissão Especial PEC 89/07 – Teto remuneratório
A Comissão Especial que irá analisar a PEC 89/07, do deputado João Dado (PDT/SP), que dispõe sobre o teto remuneratório no serviço público, para estabelecer teto único para os Estados, Distrito Federal e Municípios e em todas as esferas de governo, reunirá na terça-feira (6), às 14 horas, no Plenário 6, para eleição de vice-presidentes, elaboração de roteiro de trabalho e votação de requerimentos.
Comissão Especial PEC 351/09 – Regime de pagamento de precatórios
A Comissão também irá se reunir em audiência pública, na terça-feira (6), às 14 horas, no Plenário 12 com os seguintes convidados: Gilberto Kassab, Prefeito de São Paulo; Flávio Brando e Marcos Rezende, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); Cássio Augusto Muniz Borges, representante da Confederação Nacional da Indústria (CNI); Fernando César de Mattos, presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (AJUFE); Nelson Machado, presidente do Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ); Mário Wilson Pedreira Reali, representante da Frente Nacional dos Prefeitos; Paulo Ziulkoski, presidente da Confederação Nacional dos Municípios; Mozart Valadares Pires, presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB); Luciano Atayde Chaves, presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (ANAMATRA); Mauro Ricardo Machado Costa, secretário de Fazenda do Estado de São Paulo; e Manuel Carlos de Lima Rossito, diretor do Departamento da Indústria da Construção (FIESP).
Após a audiência pública os deputados poderão votar requerimentos.
Senado
Duas medidas provisórias obstruem a pauta do Senado. Caso os senadores votem as MPs darão prioridade em votar PECs.
As sessões serão na terça, quarta e quinta-feira, com Ordem do Dia sempre a partir das 16 horas.
Comissão de Assuntos Econômicos (CAE)
Reunirá na terça-feira (6), às 10 horas. O item 6 da pauta trata-se do PLC 136/09, do Poder Executivo, que cria a Superintendência Nacional de Previdência Complementar – PREVIC e dispõe sobre o seu pessoal; inclui a Câmara de Recursos da Previdência Complementar na estrutura básica do Ministério da Previdência Social; altera disposições referentes a auditores fiscais da Receita Federal do Brasil. O relator é o senador Romero Jucá (PMDB/RR) que apresentou Parecer favorável pelo projeto e pela rejeição das Emendas apresentadas.
Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC)
A Comissão se reúne na quarta-feira (7), às 10 horas com pauta extensa. O item 21 refere-se ao PLS nº 223/09, do senador Marcelo Crivella (PRB/RJ), que proíbe a contratação de empresas prestadoras de serviços para atividades inseridas entre as funções de cargos da estrutura permanente ou que representem necessidade finalística essencial ou permanente de órgãos da administração pública. O relator, senador Osmar Dias (PDT/PR) apresentou Parecer pela aprovação. A matéria esta tramitando em regime terminativo na Comissão, por haverá votação nominal.
O item 35 trata-se do PLS nº 171/04, do ex-senador Ramez Tebet (PMDB/MS), que dispõe sobre o trabalho temporário nas empresas urbanas e dá outras providências, para permitir a utilização do trabalho temporário na área rural. A relatora, senadora Kátia Abreu (DEM/TO), apresentou parecer favorável nos termos da Emenda 1 da CRA. A matéria foi apreciada pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) e será apreciada também pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS), em decisão terminativa.
O item 36 refere-se ao PLS 109/05 – Complementar, do senador Garibaldi Alves Filho (PMDB/RN), que dispõe sobre regra permanente para o reajuste anual do salário mínimo e sobre o piso salarial a que se refere o inciso V do art. 7º da CF. O relator, senador Antônio Carlos Valadares (PSB/SE), apresentou Parecer pela prejudicialidade da matéria.
Item 37 é o PLS nº 333/05, do senador Flávio Arns (Sem Partido), que permite a conversão de tempo de trabalho exercido sob condições prejudiciais à saúde ou a integridade física mesmo após 28 de maio de 1998. O Parecer do relator, senador Flexa Ribeiro (PSDB/PA), é favorável a matéria.
O item 41 refere-se ao PLS nº 25/09, da senadora Serys Slhessarenko (PT/MT), que acrescenta dispositivo a CLT para aumentar o valor da penalidade administrativa aplicável ao empregador que viole a obrigação de igualdade salarial entre mulheres e homens. O relator, senador Wellington Salgado (PMDB/MG) apresentou Parecer favorável. A matéria ainda será apreciada pela Comissão de Assuntos Sociais, em decisão terminativa.