Veja as primeiras imagens do local do julgamento na TV Sinait
Às 9h40 da manhã desta terça-feira, tiveram início os trabalhos do julgamento dos três réus da Chacina de Unaí – Erinaldo Vasconcelos Silva, Rogério Alan Rocha Rios e William Gomes de Miranda. Eles são acusados de participarem diretamente da execução dos Auditores-Fiscais do Trabalho Eratóstenes de Almeida Gonsalves, João Batista Soares Lage e Nelson José da Silva e do motorista Ailton Pereira de Oliveira, no dia 28 de janeiro, na zona rural de Unaí.
Auditores-Fiscais do Trabalho, parlamentares, representantes de instituições de Direitos Humanos e cidadãos formaram o público que assistirá ao julgamento. Os presidentes do Sinait – Rosângela Rassy e da AAFIT/MG – José Augusto de Paula Freitas, acompanham o julgamento.
A juíza Raquel Vasconcelos, substituta da 9ª Vara Federal em Belo Horizonte, que preside o julgamento, começou fazendo a chamada dos jurados. Dos 25 jurados sorteados, 17 estiveram presentes, sendo os demais dispensados mediante justificação. Após isso, ela declarou aberta a sessão do Tribunal do Júri. O Oficial de Justiça iniciou o Pregão – que é o anúncio do julgamento, nominata dos acusados e dos advogados de defesa e acusação e testemunhas do caso.
Os réus entraram no plenário escoltados por policiais militares e estiveram presentes durante o sorteio dos jurados, que são sete. O Conselho de Sentença ficou formado por cinco mulheres e dois homens. Os jurados são: Maíra Barbosa Faria, Luciene Aparecida de Oliveira, Zulmira de Oliveira Santos, Claudenir Francisco Alves, Jéssica Cabral Costa, Naiara Nogueira e Emerson Ribeiro da Silva.
Foram, ainda, sorteados os jurados suplentes, que já ficaram convocados para o julgamento do dia 17 de setembro, em que serão julgados mais quatro réus: Hugo Alves Pimenta, Humberto Ribeiro, José Alberto de Castro e Norberto Mânica.
Depois disso, os trabalhos foram suspensos por uma hora e serão retomados às 12h30.
Gravação de Imagens e áudios de dentro da sala do Tribunal do Júri não são permitidos. A assessoria da Justiça Federal organiza os jornalistas que se revezam na cobertura dentro do auditório.
O Sinait foi um dos primeiros a publicar imagens do local do julgamento, em frente ao prédio da Justiça Federal. Veja aqui a reportagem da TV Sinait.
Protesto
Do lado de fora, por volta das 7h30, começaram a chegar jornalistas e Auditores-Fiscais do Trabalho. Faixas assinadas pelo Sinait e pela AAFIT/MG foram afixadas nas grades de contenção. Rosângela Rassy e José Augusto concederam entrevistas aos repórteres de TVs, rádios e jornais que trabalham na cobertura do julgamento.
Pouco antes das 9 horas, horário marcado para o início do julgamento, a viatura da Polícia que trazia os réus para o julgamento parou em frente ao Tribunal Regional, provocando uma corrida de repórteres, cinegrafistas e público, com a expectativa de desembarque dos acusados. A viatura, entretanto, seguiu em frente, sob os gritos dos manifestantes por Justiça. Eles desembarcaram numa área privativa do prédio, subindo até o auditório por outra entrada.
Enquanto o julgamento transcorria no auditório da Justiça Federal, do lado de fora um grupo protestava e gritava palavras de ordem como “Justiça, Justiça” e “Julgamento Já”. Auditores-Fiscais do Trabalho, servidores públicos de outras categorias e sindicalistas mantiveram a movimentação durante toda a manhã, empunhando cartazes e se revezando em falas no carro de som postado em frente ao prédio da Justiça Federal.