Auditores-Fiscais da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Alagoas – SRTE/AL interditaram o matadouro público instalado no município de Boca da Mata, a 72 quilômetros da capital Maceió (AL), em operação realizada sexta-feira, 19 de julho.
O embargo faz parte de uma ação conjunta do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas – Adeal e da Procuradoria Regional do Trabalho – PRT com o objetivo de melhorar as condições e os ambientes de trabalho nos matadouros públicos do Estado.
Em Boca da Mata, o centro de abate está situado em uma área urbana e suas atividades têm causado transtornos à população e aos trabalhadores em razão da falta de condições sanitárias e do descumprimento das leis trabalhistas.
De acordo com o coordenador de Fiscalização Rural da SRTE/AL, o Auditor-Fiscal Gilberto Vasconcelos, desde 2012 até o momento, 14 matadouros foram interditados em Alagoas pela falta de condições de higiene e irregularidades trabalhistas. “Desses, apenas quatro foram reabertos após adequação”.
Segundo Gilberto Vasconcelos, no município de Boca da Mata, os trabalhadores do matadouro não utilizavam equipamentos de proteção individual, como botas e luvas, para o abate dos animais, que é feito no chão. “A carne se misturava com as fezes dos animais durante o processo. O sangue corria junto à água, a céu aberto”.
O Auditor-Fiscal informa que a fiscalização vai prosseguir pelos municípios no interior do Estado “até que todos os matadouros se ajustem às normas de Segurança e Saúde no Trabalho”.