Internacional – 275 pessoas resgatadas do trabalho escravo no México


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
19/06/2013



Autoridades mexicanas divulgaram o resgate de mais de 275 trabalhadores, entre eles 39 adolescentes, submetidos a privação de liberdade e maus tratos. Eles estavam trabalhando em uma empresa produtora e  exportadora de tomates, no município de Tolimán, Estado de Jalisco. 


Segundo as informações, os trabalhadores eram aliciados com promessas de receber 100 pesos por dia, algo em torno de 15 reais, alimentação e moradia. Mas, quando chegavam ao local, recebiam a metade do dinheiro em vales para gastar num único mercado disponível, onde tudo era vendido muito acima do preço normal. Eles eram impedidos de sair da propriedade e estavam vivendo em péssimas condições. 


A denúncia foi feita por um dos trabalhadores que conseguiu escapar e chegar a Guadalajara, capital de Jalisco. 


O modus operandi dos aliciadores é bastante parecido com o que é verificado no Brasil. Os trabalhadores são levados a lugares distantes, são vigiados e, no caso de tentativas de fugas, são agredidos. Por isso, a maioria não tenta fugir. 


Com informações da Agência France Presse.

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.