Reconhecido como o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, o 12 de junho marca a luta pelos direitos de crianças e adolescentes. No Paraná, uma iniciativa da Superintendência Regional do Trabalho e emprego – SRTE/PR teve como principal objetivo conscientizar a população em ato público realizado nesta quarta-feira.
Com o slogan “Tem Criança que Nunca pode Ser Criança”, mote da campanha da Organização Internacional do Trabalho – OIT deste ano, contra o trabalho infantil doméstico, a mobilização contra todas as formas de trabalho infantil foi realizada na Praça Rui Barbosa, no Centro de Curitiba. Palestras e exposições abordaram o tema em busca da conscientização dos cidadãos.
Durante o evento, os Auditores-Fiscais do Trabalho fizeram plantão fiscal para tirar dúvidas e responder a questionamentos da população.
Conferência Global
Em outubro deste ano, o Brasil sediará a III Conferência Global sobre Trabalho Infantil. O encontro reunirá representantes de mais de 180 países com o objetivo de trocar conhecimentos e debater os desafios ligados à erradicação do trabalho infantil.
O Sinait reafirma o compromisso dos Auditores-Fiscais do Trabalho com a erradicação do trabalho infantil, pois as condições a que são submetidas crianças e adolescentes representam a violação de direitos e levam à perpetuação das condições de pobreza e miséria da população brasileira.
Desde a semana passada estão acontecendo Encontros Preparatórios Regionais para a Conferência Global, coordenadas por Auditores-Fiscais do Trabalho. Os resultados dos encontros serão levados ao Encontro Nacional, em agosto, em Brasília.
Também estão acontecendo fiscalizações e operativos especiais, dirigidos para focos de trabalho infantil em cada Estado, com a parceria de entidades e instituições que formam a Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente.