Auditor-Fiscal do Trabalho fala sobre o resgate de trabalhadores para a Revista Labor


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
07/03/2013



A edição de lançamento da Revista Labor, publicada este mês, pelo Ministério Público do Trabalho - MPT, que tem como tema principal “O trabalho escravo, um problema do Brasil contemporâneo”, traz entrevista com o Auditor-Fiscal do Trabalho Paulo Cesar Lima, que fala sobre como resgatava trabalhadores no interior do Brasil. 


O Auditor-fiscal conta como, geralmente, se inicia a prática da escravidão – o aliciamento, e explica como é organizada uma operação de fiscalização, que parte de denúncia. Paulo César destaca os métodos utilizados pelos chamados “gatos”, que são os aliciadores, para driblar a Fiscalização do Trabalho.

 

Uma lembrança

O Auditor-Fiscal lembra a história do menino Abel, escravizado, que trabalhava cerca de 10 horas diárias e tinha somente 12 anos. “Ele foi libertado e nunca mais tivemos notícias dele”, comenta Paulo César. Esta é uma das muitas histórias de crianças que, além de trabalhar, cumprem jornadas exaustivas.

 

A reportagem traz ainda o perfil mais comum do trabalhador escravizado, a linguagem específica da escravidão e cita os artigos do Código Penal que caracterizam a escravidão e o aliciamento.

 

Para ler a entrevista, clique aqui.

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.