O chefe da Seção de Segurança e Saúde no Trabalho – Segur da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Rio de Janeiro – SRTE/RJ, Narciso Guedes, informa que Auditores-Fiscais do Trabalho serão enviados à obra de construção civil para investigar as causas do acidente que matou o operário Alessandro Ribeiro Neves de 27 anos, durante a realização da solda de uma torre de aquecimento de água em Guaratiba, Campo Grande, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, no último sábado, 24 de novembro.
Para o Sinait, os acidentes de trabalho que ceifam a vida de operários em todo o Brasil têm custo humano e financeiro. Dados oficiais registraram de 2005 a 2010 números preocupantes que revelam que 3.862.276 trabalhadores foram vítimas de acidentes, dos quais 74.761 ficaram inválidos permanentemente e 16.498 perderam a vida. Os números referem-se apenas aos casos comunicados à Previdência Social, o que significa que eles podem ser bem maiores, uma vez que estima-se que milhares de acidentes não são comunicados pelas empresas.
Para mudar esse quadro é necessário o aumento urgente do número de Auditores-Fiscais do Trabalho para atuar na prevenção e no combate aos acidentes de trabalho. Hoje são aproximadamente 2.900 em atividade, quando o ideal seria mais de 8 mil, de acordo com levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – Ipea realizado em parceria com o Sinait.