Depoimento da Auditora-Fiscal Fernanda Giannasi em audiência pública sobre amianto está na internet


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
05/10/2012



A Auditora-Fiscal do Trabalho Fernanda Giannasi, coordenadora do projeto sobre amianto na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de São Paulo – SRTE/SP, participou como convidada da audiência pública promovida pelo Supremo Tribunal Federal – STF, em 31 de agosto deste ano, que teve o objetivo de reunir informações sobre o tema antes de votar a Ação Direita de Inconstitucionalidade – ADI 3937. 


A ação foi impetrada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria – CNTI, que questiona a Lei Estadual nº 12.648/2007, que proíbe o uso do mineral no Estado de São Paulo. As duas audiências aconteceram no primeiro semestre deste ano. 

 

Na sua participação, na segunda audiência pública, no dia 31 de agosto, Fernanda Giannasi afirmou a importância do debate no STF e lembrou que o Brasil está no centro dessa discussão, porque é o terceiro produtor mundial e também o segundo maior exportador de amianto.

 

Afirmou também que todos os tipos de amianto são cancerígenos, questionando sobre qual é a diferença entre eles, se faz sentido a discussão de que é mais ou menos cancerígeno. Arguiu ainda sobre a existência de mecanismos sociais que fazem com que haja um silêncio epidemiológico em nosso país que tornam os dados das vítimas do amianto invisíveis.

 

O depoimento da Auditora-Fiscal Fernanda Giannasi é contundente e importante. Para ler a transcrição na íntegra – página 401 até 415 –, clique  aqui.

 

Para assistir ao vídeo, clique aqui.

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.