Fonacate – Entidades discutiram o pedido de urgência do PL 1.992


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
05/10/2011



5-10-2011 - Sinait

 

Para o Fórum, o governo atropela o processo de discussão do projeto que cria a Previdência complementar dos servidores públicos e é preciso articulação junto aos parlamentares para reverter a urgência

 

Entidades membros do Fórum Nacional das Carreiras Típicas de Estado - Fonacate, reuniram-se em Assembleia Geral em Brasília na última segunda-feira, 3 de outubro. Pedro Delarue, presidente da entidade, alertou os membros do Conselho Deliberativo sobre a importância de novas ações e articulações com os parlamentares pela rejeição do PL 1.992/2007, que trata da criação da Previdência Complementar para os servidores públicos. Na última semana o governo encaminhou à Câmara pedido de urgência para exame da matéria, o que acelera a tramitação do projeto. O Sinait participou da Assembleia representado pelo vice-presidente de Inativos e Atividades Assistenciais, Marco Aurélio Gonsalves.



Segundo Delarue, “o governo mais uma vez está atropelando a discussão chamando direto para Plenário a aprovação do PL 1992”. Para ele, de nada adiantou a realização do seminário em parceria com a Secretaria-Geral da Presidência em setembro, e agora é preciso novamente fazer um trabalho junto aos parlamentares para enfatizar a importância de continuar o debate com os servidores.



“Um projeto cheio de incongruências como este que está sendo proposto não pode passar pela Câmara. Temos que conversar com os parlamentares e enfatizar a importância do debate junto aos servidores. Esse ímpeto do governo com o discurso que esse projeto resolverá os problemas da Previdência precisa ser freado. Precisamos mostrar aos deputados e à sociedade os futuros impactos do PL”, reiterou o presidente do Fórum.



O Fonacate irá lançar, ainda este mês, uma campanha institucional para esclarecer a sociedade e o governo os motivos pelos quais o projeto prejudicará o serviço público brasileiro. A campanha será composta de spots de rádio, folderes e audiências com os líderes do governo, visando uma discussão mais aprofundada sobre o tema.



Conferência

Na reunião as entidades trataram também da3ª Conferência Nacional das Carreiras Típicas de Estado, que será realizada nos dias 22 e 23 de maio de 2012, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília/DF. O tema central será O papel das carreiras de Estado na promoção do desenvolvimento do Brasil e no combate à corrupção”. A pré-programação do evento também foi aprovada durante a Assembleia.



O vice-presidente do Fonacate e coordenador da Comissão Técnica da Conferência, Luis Carlos Palácios, frisou que o objetivo do evento é tratar dos assuntos em voga na sociedade, como combate à corrupção e os grandes eventos mundiais que o Brasil irá receber – Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016. A programação final da Conferência e as sugestões de palestrantes devem ser fechadas até o final de novembro.

 

(Com informações da assessoria do Fonacate)

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.