Auditores-fiscais do Trabalho realizam fiscalização no Porto Seco de Foz do Iguaçu


Por: SINAIT
22/04/2024



Com informações do Diário indústria e Comércio

Auditores-Fiscais do Trabalho realizaram na quinta-feira (18) uma ação de fiscalização no Porto Seco de Foz do Iguaçu-PR. Localizado na tríplice fronteira, entre Brasil, Paraguai e Argentina, a estrutura é considerada a maior da América Latina. A operação teve como objetivo identificar irregularidades relacionadas à segurança do trabalho e o registro dos trabalhadores que atuam no local.

“É importante verificar essa conformidade dos contratos de trabalho, pois a rotatividade de mão de obra nessa atividade é muito grande, além do que, por ser uma região de fronteira, existe a incidência de trabalhadores paraguaios ou argentinos, e a contratação desses estrangeiros exige um processo de regularização específico”, declarou.

Os Auditores também verificaram as condições de saúde e segurança dos trabalhadores dessas áreas, em atributos tais como trabalho em altura, fornecimento e uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), treinamentos, área de vivência, Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), entre outros.

Esse tipo de atividade envolve o contato desses profissionais com diversos tipos de mercadorias, sendo necessária a proteção adequada, a começar com luvas e calçados, por exemplo. Foi verificada ainda a questão de terceirização de empregados, que exige que a empresa terceirizada tenha determinada capacidade econômica. “A empresa não tendo essa condição econômica, fica caracterizada falta de registro profissional desses trabalhadores com a tomadora do serviço”, explicou o Auditor-Fiscal do Trabalho Tadeu Alexandre.

A empresa foi notificada a apresentar a documentação que comprove o cumprimento da legislação pertinente e, caso sejam constatadas irregularidades, medidas cabíveis serão tomadas, como lavratura de autos de infração, termos de notificação ou interdição.


Versão para impressão

Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.