SINAIT recebe representante da OIT na área da Inspeção do Trabalho


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
01/09/2010



A presidente do SINAIT, Rosângela Rassy, se reuniu nesta quarta-feira (1º) com Maria Luz Vega, especialista de Administração e Inspeção do Trabalho da Organização Internacional do Trabalho – OIT, ocasião em que entregou documento que relaciona as principais dificuldades enfrentadas pela Auditoria Fiscal do Trabalho as quais vão desde o número reduzido de AFTs, as precárias condições de trabalho e a falta de capacitação.

A representante da OIT falou, a diretores do SINAIT, sobre o Projeto "Fortalecimento dos Serviços de Inspeção do Trabalho da OIT". Durante dois dias ela cumpre uma agenda de encontros no Brasil, reunindo-se com autoridades e instituições brasileiras ligadas à Fiscalização do Trabalho. O projeto tem como finalidade promover o intercâmbio de experiências entre países visando a melhoria da Inspeção do Trabalho.

Maria Vega ressaltou a importância da Inspeção do Trabalho e o papel desenvolvido pelos Auditores Fiscais do Trabalho, que serve de modelo para outros países.

Na ocasião, a representante anunciou que a próxima Conferência Internacional da OIT, em 2011, terá como um dos temas de destaque a Inspeção do Trabalho e a aplicação da Convenção nº 81 da OIT.

Para a presidente do SINAIT, o número reduzido de AFTs e a escassez de vagas oferecidas em concursos impedem o atendimento de muitas denúncias. Rosângela Rassy também informou sobre as condições de trabalho da categoria, como a falta de equipamentos essenciais para o desenvolvimento do trabalho dos AFTs,

A presidente também demonstrou as conseqüências graves geradas pela redução de ações da fiscalização devido à falta de AFTs, que resulta muitas vezes no aumento de acidentes de trabalho, muitos com morte.

Chacina de Unaí - Rosângela Rassy pediu ainda a intervenção da OIT para que o crime de Unaí , ocorrido em 2004, não fique impune, pois até agora os acusados do assassinato dos três Auditores Fiscais do Trabalho e do motorista do MTE, ainda não foram julgados e punidos.”Depois desses crimes a Inspeção do Trabalho mudou, corremos riscos e nem sempre estamos protegidos”.

Participaram da reunião com a especialista da OIT o vice-presidente do SINAIT, Carlos Alberto Nunes, a vice-presidente de Relações Internacionais do SINAIT, Rosa Jorge, o presidente da Confederação Iberoamericana de Inspeção do Trabalho – CIIT, Francisco Luis Lima, a vice-presidente de Relações Públicas do SINAIT, Alberlita Maria da Silva, o vice-presidente de Inativos , Marco Aurélio Gonsalves, o vice-presidente Adjunto de Patrimônio, Luiz Schwartz e a coordenadora do projeto da OIT no Brasil, Andréa Araújo e a assistente do Projeto na OIT, Laura do Vale  

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.