A Studiorama Design e Tecnologia, especializada em designer de sites, apresenta uma atualização do site do SINAIT depois de quase quatro anos do desenvolvimento do primeiro projeto. A atualização é necessária diante do volume de informações armazenado, para aumentar a segurança do site e dos usuários da área restrita (que depende de senha e de informação de dados pessoais) e para tornar mais simples o acesso a determinadas áreas do site.
As estatísticas de acesso ao site do Sindicato crescem a cada mês, revelando interesse pelo conteúdo. Neste ano, até o dia 20 de agosto, foram 219.794 visitas ao site, com 541.008 páginas visualizadas por 56.024 usuários diferentes, em vários países. A maioria dos acessos, claro, é do Brasil – 218.660 visitas.
Ricardo Kudla, responsável pelo projeto, explica detalhes do novo projeto.
SINAIT - Por que mudar o site do SINAIT?
Ricardo Kudla - O primeiro projeto do SINAIT foi desenvolvido em 2006 com uma tecnologia que não comportava toda a interação e colaboração que a internet vive em 2010. Além disso, preparamos esse projeto para ser totalmente moldável a qualquer novo sistema que venhamos a incorporar no portal. A área restrita também está mais amigável e leve, o filiado pode ser reconhecido pelo portal com mais facilidade e rapidez. Mudamos também toda a estrutur a de banco de dados, que antigamente era muito suscetível a ataques de vírus e hoje está bem melhor planejada pela quantidade de informações mantidas no portal.
Qual o conceito utilizado nesta nova etapa?
Colaboração e simplicidade. Pensamos num projeto leve, rápido e mais fácil de utilizar em que o internauta possa colocar sua opinião, ser ouvido e gerar a partir disso uma discussão saudável por temas importantes e que precisam ser debatidos. Com esse novo projeto também estamos sendo cada vez mais achados nas buscas orgânicas do Google por exemplo.
Quais ferramentas e funcionalidades o usuário terá à sua disposição, além de notícias, área restrita...
O Projeto é modular, nesta primeira etapa teremos apenas as funcionalidades anteriores, mas de um jeito bem mais atrativo e simples de utilizar. Estamos preparando junto com o setor de comunicação do SINAIT novas ideias que estarão sendo colocadas em prática.
Qual é o balanço do acesso ao site?
Temos uma média de acesso de 27.470 mil usuários por mês, de janeiro a agosto, isso contando férias, carnaval e os vários feriados desse ano, ou seja, estamos em crescimento nos acessos únicos e princ ipalmente no tempo de permanência no site, que hoje é de 2:26 minutos em média, que é muito bom para esse tipo de projeto. Esperamos um aumento dos acessos e também das visitas novas, que conta muito, pois cada vez mais pessoas estão buscando informações no portal. As estatísticas registram acesso de vários países neste ano: Estados Unidos, Portugal, Espanha, Uruguai, Canadá, Alemanha, Argentina, França, Itália e Alemanha. No Brasil, mais de 219.790 acessos nos de janeiro até o dia 20 de agosto, sendo mais de 80% de acesso direto ao site e cerca de 10,5% por meio de sites de pesquisa. No novo site, vamos monitorar áreas específicas para saber quais sessões têm mais acessos.