A presidente do SINAIT Rosângela Rassy e membros da Diretoria deram as boas vindas aos novos AFTs nesta segunda-feira, 23, na abertura do Curso de Formação, na Escola de Educação Fazendária - Esaf, em Brasília. Na ocasião, a Presidente apresentou as atividades sindicais, informou as principais demandas da categoria, e esclareceu o funcionamento e o planejamento da atual diretoria do Sindicato Nacional.
Em sua apresentação Rosângela Rassy disse que a Inspeção do Trabalho é uma missão e que para atuar nesta área é preciso gostar do que se faz.
E é exatamente o que pensam os novos servidores, a exemplo de Gentil Roberto de Laet que deixou o cargo de analista de Finanças na Controladoria Geral da União, onde trabalhava há um ano e meio, para ser um Auditor Fiscal do Trabalho – AFT. “Como sou Engenheiro Químico, queria trabalhar na área de Saúde e Segurança do Trabalho, para buscar mais afinidade com a minha formação, pois no antigo emprego o que eu fazia estava voltado somente para auditoria”, explica. As expectativas para o novo AFT não poderiam ser melhores, escolheu o interior de Dourados, em Mato Grosso do Sul, para começar sua nova jornada, junto da esposa e dos dois filhos.
As histórias dos novos AFTs têm muito em comum e muitas vezes se repetem, como a de Ana Cristina Auad, que há 19 anos era servidora pública do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará –TRE/CE e deixou o emprego pelo novo desafio. Com formação em Serviço Social ela está prestes a se formar em Direito. “Como sempre gostei da área trabalhista procurei buscar no curso de Direito e nesta nova profissão a realização profissional”. A nova AFT vai trabalhar em Barreiras/BA.
Eugênio Marques, mineiro de Governador Valadares, também busca o mesmo propósito dos colegas: a realização pessoal e profissional. “Sempre gostei da área trabalhista e de causas sociais e quando vi que o concurso atendia a todas as minhas expectativas - uma função essencial – constatei que esse era o fator motivador”. E conclui: “Quero participar de tudo, mas tenho interesse em atuar no combate ao trabalho infantil e ao trabalho escravo”.
A presidente do SINAIT falou de sua experiência profissional e da satisfação que sente depois de um dia de trabalho ao contabilizar o número de trabalhadores que pôde registrar e a regularização de outros tantos atributos, afirmando, ao concluir, o quanto é gratificante levar cidadania a milhares de brasileiros.
A história do SINAIT também foi contada aos novos AFTs. Rosângela ressaltou que a entidade começou na forma de Federação Nacional em 1980, até sua transformação em Sindicato Nacional, em 1988. Ela destacou ainda que o SINAIT foi o primeiro sindicato de servidor público a obter registro junto ao Ministério do Trabalho e Emprego – MTE.
A presidente do SINAIT conclamou a todos os novos colegas a lutar para que o Brasil cumpra efetivamente o preceito constitucional que lhe cabe de organizar, manter e executar a Inspeção do Trabalho, conforme prevê o art. 21, XXIV da Constituição Federal, fruto de muita luta da categoria dos Auditores Fiscais do Trabalho.
Apesar de o momento ser de alegria, Rosângela Rassy lembrou a Chacina de Unaí, ocorrida em 2004. “Como estou falando de fatos que marcaram nossa categoria, não poderia deixar de fora este crime brutal que expôs a fragilidade da segurança dos AFTs. A nossa luta não é só pela punição dos culpados, mas também pela legalização do porte de armas para a categoria, que apesar de assegurado em lei, ainda não foi regulamentado pelo Ministério do Trabalho.
No fim da sua apresentação, Rosângela Rassy informou que - segundo informações recentemente obtidas - o MTE está formalizando junto ao Ministério do Planejamento a convocação de mais 50% do total de aprovados, ou seja, 117 novos candidatos aprovados no último concurso, fato que foi comemorado também pelos novos AFTs.
A Diretoria do SINAIT registra com contentamento o envolvimento demonstrado pelos jovens AFTs, que vêm se filiando ao nosso Sindicato em número expressivo.
O curso para os 234 novos Auditores Fiscais do Trabalho – AFTs se estenderá até 17 de setembro, e tem duração de 152 horas.