Começou hoje, terça-feira, 17 de agosto, o horário eleitoral obrigatório para apresentação dos candidatos que concorrem a cargos de Presidente da República, Governadores, Senadores, Deputados federais e estaduais/distrital (DF). A propaganda será exibida de segunda a sexta-feira, nos horários de 7 e 12 horas no rádio, e às 13 e 20:30 na TV, com duração de 25 minutos cada programa, totalizando 50 minutos diários. Às segundas, quartas e sextas serão exibidos programas de candidatos a governadores, deputados estadual/distrital e senadores. Às terças e quintas se apresentam os candidatos a Presidente da República e deputados federais. Estas são determinações do Tribunal Superior Eleitoral – TSE. O primeiro turno das eleições será no dia 3 de outubro e, onde houver, o segundo turno acontecerá no dia 31 de outubro.
O TSE e os Tribunais Regionais, assim como diversas entidades que militam em defesa de ética na política, fazem campanhas de esclarecimento à população sobre a importância de conhecer muito bem os candidatos na hora de votar. No Brasil o voto é obrigatório e quem não vota nem se justifica corre o risco de perder direitos civis.
O SINAIT reforça esta corrente pelo voto consciente, recomendando a todos os filiados que procurem conhecer a trajetória dos candidatos e verificar a veracidade das informações veiculadas, assim como a conduta de cada um nas campanhas eleitorais (respeito às leis, poluição visual, compra de votos, etc).
Até agora o SINAIT tem conhecimento de poucas candidaturas, no Distrito Federal, Espírito Santo, Pará e Rondônia. São os Auditores Fiscais do Trabalho Isis Angélica Dias de Lima que se candidata a uma vaga de Deputada Distrital pelo DEM e de Inácio Maroja que pleiteia uma cadeira no parlamento paraense. Eduardo Valverde (PT/RO), que exerce mandato de deputado federal, desta vez candidata-se a governador de seu Estado. Outro deputado federal, Lelo Coimbra(PMDB/ES), pleiteia sua reeleição.