Reabilitação profissional e incapacidade terão enfoque social


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
05/08/2010



A Fundacentro realiza o evento “Uma abordagem social da incapacidade e da reabilitação profissional, no período de 16 a 19 de agosto, em São Paulo, Piracicaba e Campinas.



Os encontros têm como público alvo os profissionais de saúde do trabalhador, de órgãos da Saúde, do Trabalho e da Previdência Social, de reabilitação física, psicossocial e profissional, de fiscalização e vigilância em ambientes de trabalho, de recursos humanos, da área jurídica, organizações de trabalhadores e representantes de conselhos de órgãos da Saúde, do Trabalho e da Previdência Social.  



Em São Paulo o encontro será  no dia 19 de 8 às 12h no  Auditório Edson Hatem – Fundacentro, na  Rua Capote Valente , 710 - Pinheiros. Serão disponibilizadas 150 vagas e as inscrições são gratuitas e podem ser feitas no próprio local. Na ocasião será divulgado o dossiê temático da Revista Brasileira de Saúde Ocupacional - RBSO da Fundacentro - que discute os aspectos relacionados a uma política pública em reabilitação profissional no país.



Em  Piracicaba, o evento apresentará aspectos referentes ao diagnóstico dos pacientes e às repercussões desse diagnóstico nos contextos familiar, social e do ambiente de trabalho. Nos dias 16 e 17, o tema será o Modelo de Sherbrooke: Prevenção da Incapacidade Permanente para o Trabalho.



No dia 18, o evento será realizado em Campinas (SP), com o tema “Paradigmas da Reabilitação Profissional do Século XXI – Conferência e Oficina de Discussão.



Os eventos contarão com tradução simultânea e a participação especial do criador do Modelo de Sherbrooke de reabilitação profissional, Patrick Loisel, da Universidade de Toronto, Canadá.



Modelo Sherbrooke



O modelo de reabilitação Sherbrooke é um processo que deve ser conduzido por equipes interdisciplinares, dos setores da Saúde, do Trabalho e da Previdência Social. Juntos, estes setores devem estabelecer critérios de incapacidade com base na Classificação Internacional de Funcionalidade da Organização Mundial da Saúde (CIF-OMS). Eles devem criar fluxos de atendimento no SUS e no INSS de Piracicaba, ações de intervenção nos ambientes de trabalho, acompanhamento dos reabilitados, com avaliação da qualidade da reabilitação profissional e participação de diversos setores da sociedade.



Mais informações sobre as inscrições em São Paulo: ligue  (011)3066-6368



Em Piracicaba: (019)3272-8025 e em Campinas: (019) 3417 2030/3302 4023



Com informações da Fundacentro.

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.