Arnaldo Süssekind, que foi ministro do Trabalho, ministro do Tribunal Superior do Trabalho - TST e último integrante ainda vivo da comissão que redigiu a Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, na década de 1940, será homenageado em evento do Tribunal no mês que vem. Trata-se do Fórum Internacional sobre Direitos Sociais – Trabalho Decente e Desenvolvimento Sustentável, que ocorrerá nos dias 12 e 13 de agosto, no TST, em Brasília. O Ministério do Trabalho e Emprego é parceiro do TST na realização do Fórum.
O ministro tem ligação estreita com a Fiscalização do Trabalho. O SINAIT convidou Süssekind para participar dos 16º (Manaus/AM) e 20º (Maceió/AL) Encontros Nacionais de AFTs, como conferencista e como homenageado. O auditório do Sindicato dos AFTs do Distrito Federal leva o seu nome. As homenagens justificam-se pela importância de suas atividades e cargos que ocupou em entidades e instituições brasileiras e estrangeiras. Sussekind é um dos autores da CLT e o responsável pela criação do Regulamento da Inspeção do Trabalho – RIT. “É um reconhecimento ao trabalho realizado e às relevantes contribuições que o Ministro deu à sociedade e à organização do mundo do trabalho”, lembra a presidente Rosângela Rassy.
As inscrições para participar do Fórum são gratuitas e podem ser feitas pela internet. O site que contém a programação, currículos dos palestrantes e todas as informações é http://www.tst.gov.br/ASCS/forum/index.html. Outros contatos: Telefone para informações: (61) 3043-3513 e (61) 3043-3383. Email para informaçoes: [email protected]
Leia matéria do TST:
16-7-2010 - TST
Ministro Arnaldo Süssekind será homenageado pelo Fórum Internacional sobre Direitos Sociais
O ministro Arnaldo Lopes Süssekind é o grande homenageado do Fórum Internacional sobre Direitos Sociais – Trabalho Decente e Desenvolvimento Sustentável , que será realizado nos dias 12 e 13 de agosto deste ano no Tribunal Superior do Trabalho. Ministro aposentado do TST, Süssekind é o único integrante vivo da comissão que redigiu, há mais de 60 anos, o projetou que deu origem a Consolidação das Leis do Trabalho.
Foi também, por seis anos, representante do governo brasileiro no Conselho de Administração da Organização Internacional do Trabalho (OIT), quando foi eleito presidente da Comissão de Atividades Práticas e integrou a Comissão de Peritos em Aplicação de Convenções e Recomendações do órg ão. Autor de livros sobre o tema, como "Convenções da OIT e outros tratados" e "Direito Internacional do Trabalho", editados pela LTR, ocupou o cargo Ministro do Trabalho e Previdência Social no governo Castello Branco.
O Fórum Internacional sobre Direitos Sociais tem por objetivo debater a contribuição da Comissão de Peritos em Aplicação de Convenções e Recomendações da OIT. A comissão existe há 84 anos e examina a aplicação das convenções do órgão pelos países-membros. Nesse período de atuação, produziu uma vasto jurisprudência em normas internacionais que, apesar de sua importância, é muito pouco conhecido. As Inscrições são gratuitas, com direito a certificado equivalente a 12 horas.