Os vencedores dos 10 quilômetros foram o presidente do Sinait, Carlos Silva, e a Auditora-Fiscal do Trabalho Acássia Teófilo Assis Nunes Leite
Por Lourdes Marinho
Edição: Nilza Murari
Os Auditores-Fiscais do Trabalho e colaboradores do Sinait que tiveram as melhores colocações na 1ª Corrida Nacional contra a Escravidão participaram, no dia 22 de novembro, de uma cerimônia de premiação especial no Centro de Eventos do Pantanal, onde estava sendo realizado o 36º Encontro Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho – Enafit.
Os enafitianos vencedores dos 10 quilômetros foram o presidente do Sinait, Carlos Silva, com um tempo de 1h09 min, e a Auditora-Fiscal do Trabalho Acássia Teófilo Assis Nunes, com 1h13min.
Nos 5 quilômetros, foram Caroline de Almeida Mendes com um tempo de 29min40 e Maurício Krepsky Fagundes, com 27min37.
Nos 2,5 quilômetros, os melhores colocados foram Janeide Maria Farias Moreira, com o tempo de 31min10, e Antônio Fabiano Gonçalves, com 33min08.
Marilene Inácio fez o melhor tempo na caminhada – 29min57 e recebeu a premiação representando os empregados do Sinait e demais colaboradores do Enafit.
Daniel Ferreira, Delegado Sindical do Sinait no Rio de Janeiro, atleta amador, ficou em terceiro lugar na categoria Master, de 50 a 59 anos, nos 5 quilômetros. Ele não participou da premiação no Centro de Eventos do Pantanal porque precisou retornar ao Rio. Daniel considerou a experiência enriquecedora. “Foi muito legal correr com os colegas do Sindicato Nacional e quero garantir a minha presença na corrida do próximo ano”, disse.
Além das medalhas, cada vencedor recebeu um kit com mochila, garrafa para água e uma toalha de rosto.
Os dirigentes do Sinait e da Delegacia Sindical de Mato Grosso, idealizadores da corrida, também foram homenageados. Rosa Jorge, Carlos Silva e Valdiney Arruda receberam troféus e posaram com a organizadora, Veridiana Ferraz.
No total, 800 pessoas participaram da corrida na terça-feira, 20 de novembro, em Cuiabá (MT). O evento esportivo foi criado e organizado pelo SINAIT e pela Delegacia Sindical do Mato Grosso para dar visibilidade ao problema do trabalho escravo e chamar a atenção para a atuação dos Auditores-Fiscais do Trabalho na erradicação deste crime. Contou com a participação de Auditores-Fiscais do Trabalho de todo o país.
Dia Nacional da Consciência Negra
Na mesma data também foi celebrado o Dia Nacional da Consciência Negra. Em aproximadamente mil cidades em todo o país e nos Estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro a data é feriado. A ocasião é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.
Clique aqui para saber a classificação dos demais enafitianos nos 10 km.
Clique aqui para saber a classificação dos demais enafitianos nos 5 km.
Clique aqui para saber a saber a classificação dos demais enafitianos na caminhada.
O tempo e a classificação geral, ou seja, de todos os participantes da corrida dos 10 km podem ser conferidos aqui.