Por Solange Nunes
Edição: Nilza Murari
Os dirigentes do Sinait Carlos Silva e Rosa Jorge concederam entrevistas ao JC Concursos e a Agência Sindical sobre o Decreto nº 9.507/2018 publicado nesta segunda-feira, 24 de setembro. A medida permite a contratação de terceirizados em quase todos os setores e órgãos do funcionalismo público.
Carlos Silva disse a jornalista Camilo Diodato do JC Concursos que a matéria compromete o serviço público e prejudica a realização de novos concursos. Ele repudiou o texto, mesmo que a área de Auditoria-Fiscal do Trabalho não tenha sido atingida pelo decreto.
O presidente observou que a medida, entretanto, não faz com que o Sinait e os Auditores-Fiscais do Trabalho sintam-se em uma bolha de segurança. “A percepção é de que o serviço público é um conjunto e deve ser defendido como um todo. Hoje uma área é atingida, amanhã será outra e assim, sucessivamente. É a união que nos faz fortes”.
Rosa Jorge alertou sobre novas surpresas do governo Temer na entrevista à Agência Sindical. “Quem garante que, até o final do mandato, não venha uma portaria ou outro decreto que atinja a fiscalização?”.
Ela lembrou ainda que tramita no Senado projeto do senador Antônio Anastasia (PSDB/MG) que libera a terceirização em todas as áreas de fiscalização federal. “Fiscais do trabalho, da saúde, enfim, caso o projeto seja aprovado, poderão ser contratados terceirizados, sob alegação de que faltam fiscais”.
Confira as matérias:
JC Concursos - Decreto abre portas para a terceirização no funcionalismo
Agência Sindical - Temer libera terceirização irrestrita no serviço público