15-7-2010 – SINAIT
Notícia do Blog do Trabalho, de responsabilidade da equipe de comunicação da assessoria do Ministério do Trabalho e Emprego, informa que Auditores Fiscais do Trabalho investigam e vão produzir laudos sobre dois acidentes fatais acontecidos na construção civil, em São Luís, capital do Maranhão.
O aumento da atividade na construção civil, infelizmente, tem trazido o efeito colateral do crescimento da ocorrência de acidentes de trabalho, conforme denúncias de sindicatos de trabalhadores em todo o país. A maioria deles não tem publicidade nos veículos de comunicação, mas algumas notícias podem ser conferidas no site da Revista Proteção, especializada em Segurança e Saúde do Trabalho. Acesse o link http://www.protecao.com.br/site/content/noticias/?id=Ja.
Veja a notícia do Blog do Trabalho:
14-10-2010 – Blog do Trabalho
Auditores investigam dois acidentes no trabalho fatais no Maranhão; casos ocorreram na mesma semana
Auditores fiscais do trabalho da Superintendência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) no Maranhão investigam dois acidentes ocorridos na Construção Civil este mês em São Luis (MA).
Num dos acidentes, no dia 06 passado, morreu o eletricista Francisco Mendes Sousa. No outro, quatro dias depois, morreu o servente Raimundo Assunção Ferreira. As apurações dos auditores vão gerar dois relatórios detalhados com documentos, autos de infração, de embargo, de interdição e termos de notificação.
De acordo com o auditor Wolfran Bastos, o relatório final a respeito do acidente que matou o servente Raimundo ficará pronto até o próximo dia 23. O trabalhador, de 24 anos, foi atingido na cabeça por uma escora metálica de 20 quilos e de 3,5 metros de comprimento que perfurou-lhe o capacete.
De acordo com as informações da equipe de auditores que investiga o caso, a escora desprendeu-se de uma forma de concretagem instalada no décimo quinto andar de uma das dez torres que estão sendo construídas na praia da Ponta d´Areia.
No episódio que culminou na morte do eletricista Francisco, a equipe de auditores fiscais da SRTE/MA ouviu técnicos de segurança do trabalho, enfermeiros e engenheiros do trabalho e testemunhas a fim de identificar os reais motivos do acidente.