OIT lança livro sobre Igualdade de Gênero e Raça no Trabalho


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
13/07/2010



13-7-2010 – SINAIT


 


De hoje a 16 de julho acontece em Brasília a XI Conferência Regional sobre a Mulher da América Latina e Caribe, organizada pela Comissão Econômica para a América Latina e Caribe – Cepal. A ocasião será oportunidade para o lançamento do livro “Igualdade de Gênero e Raça no Trabalho: Avanços e Desafios”, fruto da cooperação técnica entre a Organização Internac ional do Trabalho – OIT e a Secretaria de Políticas para as Mulheres, do governo federal.


 


O livro aborda, segundo Laís Abramo, diretora do escritório da OIT no Brasil, questões e reflexões ligadas às desigualdades de gênero, que em determinadas situações cruzam-se com questões raciais no mundo do trabalho. São utilizados indicadores estatísticos e conceituais sobre o tema.


 


O conteúdo integral do livro pode ser acessado pelo link 


 


12-7-2010 – OIT Brasil


Novo livro da OIT analisa avanços e desafios da igualdade de Gênero e Raça no Trabalho


 


BRASÍLIA (Notícias da OIT) – Igualdade de Gênero e Raça no Trabalho: Avanços e Desafios é o título do livro que está sendo lançado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM). O lançamento do livro ocorrerá durante a  XI Conferência Regional sobre a Mulher da América Latina e do Caribe, que será realizada em Brasília entre 13 e 16 de julho pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL).



A publicação, desenvolvida no marco da cooperação técnica) entre essas duas instituições, se soma a uma ampla base de conhecimentos existente no país sobre os referidos temas: em alguns momentos complementa reflexões já em desenvolvimento, em outros, contribui com n ovas análises e perspectivas.



Na introdução do livro, a Diretora do Escritório da OIT no Brasil, Laís Abramo, afirma qu e a publicação contém um conjunto de estudos e reflexões que visam dar conta de avanços e desafios em áreas chaves para a promoção da igualdade de gênero no Brasil. “As áreas escolhidas para essa análise, que refletem algumas das áreas prioritárias de intervenção dessas duas instituições, vão desde uma discussão sobre algumas das principais políticas públicas em implementação hoje no país dirigidas às mulheres ou com uma perspectiva de gênero, passando pela análise dos processos de negociação coletiva e das estratégias implementadas pelas empresas. Complementam-se com um indispensável diagnóstico dos principais indicadores da desigualdade de gênero e raça no mercado de trabalho brasileiro e algumas reflexões conceituais sobre as desigualdades de gênero e o seu entrecruzamento com a questão racial”, afirma La ís Abramo.

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.