A saúde do trabalhador docente, suas condições de trabalho, a valorização do professor e a qualidade da educação são discutidas no livro “O Trabalho de Professores na Educação Básica na Bahia” e no filme “Carregadores de Sonhos”.
O livro, produzido pela Fundacentro, juntamente com o Sindicato dos Professores da Bahia (Sinpro/BA) e o Ministério da Educação (MEC) será lançado na dia 20 de julho, às 20h, no Teatro Castro Alves, na Praça Dois de Julho, s/nº, Campo Grande, Salvador – BA.
Em uma iniciativa inédita, a publicação aborda o dia-a-dia dos professores do ensino público do estado da Bahia -, as extensas jornadas de trabalho, o ingresso na carreira, o vínculo de trabalho, a remuneração, da participação dos professores nas decisões da escola. Também traz depoimentos sobre a relação professor-aluno e os problemas de saúde relacionados ao trabalho de professor.
O filme “Carregadores de Sonhos” é um curta-metragem dirigido pelo cineasta Deivison Fiúza, e será apresentado pela primeira vez no evento de lançamento do livro. Feito pelo Sinpro/BA em parceria com as secretarias estaduais de Educação, Saúde, Cultura e Trabalho da Bahia, o filme retrata histórias de vida de professores nos estados da Bahia e de Sergipe, e faz parte do projeto PATE, de Cinema e Literatura.
Mais informações na matéria abaixo da Fundacentro.
Livro que aborda o trabalho de professores será lançado na Bahia
Análise Coletiva do Trabalho foi usada para que os professores pudessem analisar o seu próprio trabalho e, assim, detectar por que adoecem.
Para tratar o tema sobre a saúde do trabalhador docente, suas condições de trabalho, a valorização do professor e a qualidade da educação, a Fundacentro, juntamente com o Sindicato dos Professores da Bahia (Sinpro/BA) e o Ministério da Educação (MEC),convidam professores, estudantes e trabalhadores em geral para o lançamento do livro “O Trabalho de Professores na Educação Básica na Bahia” e do filme “Carregadoras de Sonhos”.
O evento acontecerá no dia 20 de julho de 2010, às 20h, no Teatro Castro Alves, situado à Praça Dois de Julho, s/nº, Campo Grande, Salvador – BA.
Participam da iniciativa também a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee), o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Sergipe (Sintese), a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), e o Governo da Bahia, através de suas Secretarias de Educação, Saúde, Cultura e Trabalho.
De autoria de Leda Leal Ferreira, médica e pesquisadora da Fundacentro/SP, Tânia Maria de Araújo, psicóloga e professora do Departamento de Saúde da Universidade Estadual de Feira de Santana na Bahia e José Hélio Lopes Batista, psicólogo e tecnologista da Fundacentro em Pernambuco, a publicação aborda o trabalho de professores que lecionam na Educação Básica de escolas públicas e privadas dos municípios de Salvador e de Vitória da Conquista, na Bahia.
A Educação Básica compreende três níveis de ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Além disso, a Lei de Diretrizes de Bases de Educação Nacional (LDB) engloba também a Educação de Jovens e Adultos (EJA), a Educação Profissional e a Educação Especial.
O principal foco do livro é a Análise Coletiva do Trabalho (ACT) dos professores daquele estado. A ACT é um método que viabiliza ao profissional a possibilidade de analisar seu próprio trabalho. A pesquisa que deu origem à obra buscou compreender como são realizadas as atividades desses profissionais.
Segundo os autores do livro, para adotar esse método no trabalho com os professores da Bahia, foram feitas quatro reuniões. Em cada reunião, grupos de quatro a oito docentes voluntários, com auxilio de pesquisadores, dispuseram-se a responder, com o máximo de detalhes, à pergunta central da ACT: “O que você faz no seu trabalho?”
As reuniões ocorreram em diferentes momentos dos anos de 2005, 2006 e 2007, na sede do Sindicato dos Professores (Sinpro), em Salvador, e na sede da Seção do Sinpro em vitória da Conquista, no sudoeste bahiano.
Em 80 páginas, o leitor percorre o mundo que compõe o dia-a-dia dos professores do ensino público do estado da Bahia -, as extensas jornadas de trabalho, o ingresso na carreira, o vínculo de trabalho, a remuneração, a participação dos professores nas decisões da escola. O leitor encontra ainda depoimentos sobre a relação professor-aluno e os problemas de saúde relacionados ao trabalho de professor. Para facilitar a compreensão, as falas literais dos professores foram grafadas em itálico. Alguns textos, apresentados em boxes, esclarecem pontos específicos.
“Longe de esgotar o assunto, nosso objetivo maior é suscitar discussões e debates sobre o trabalho dos professores, porque acreditamos que ele precisa ser melhorado em muitos aspectos. Essas mudanças são possíveis e dependem também da capacidade dos professores em propô-las e lutar por elas”, finalizam os autores.
http://www.fundacentro.gov.br/ARQUIVOS/PUBLICACAO/l/TrabProfessoresBahia.pdf