Fonasefe debate acordo proposto pelo governo e faz balanço da Jornada de Lutas

Durante a reunião, integrantes do Fonasefe concordaram com a elaboração de um documento com questionamentos sobre o revogaço e outros pontos não contemplados no termo de compromisso apresentado pelo governo. O documento será disponibilizado ao conjunto das entidades que integram o Fonasefe, a exemplo do SINAIT, para contribuições

19/04/2024

Em reunião realizada na manhã desta sexta-feira, 19 de abril, pelo Fórum Nacional das Entidades dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), as entidades que integram o Fórum, a exemplo do SINAIT, debateram o acordo proposto pelo governo e fizeram um balanço da Jornada de Lutas, ocorrida no período de 16 a 18 de abril.

Na ocasião, foram repassadas informações da reunião com o secretário de Relações do Trabalho, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, José Lopes Feijóo, ocorrida na quarta-feira (17), quando foram discutidos detalhes sobre a proposta do governo. O governo apresentou proposta de reajuste zero para 2024 e pequeno reajuste em benefícios (auxílio-creche, auxílio-alimentação e auxílio-saúde). A proposta está sendo rechaçada pelos servidores. Veja aqui.

Na reunião desta sexta-feira, os integrantes do Fonasefe concordaram com a elaboração de um documento comum, com questionamentos sobre o revogaço (cobrança da revogação de todas as   medidas arbitrárias que atacam os servidores, estabelecidas pelo governo passado) e outros pontos não contemplados no termo de compromisso apresentado pelo governo. Este documento e será disponibilizado ao conjunto das entidades que integram o Fonasefe para contribuições.

Além disso, foi feita uma análise positiva da Jornada de Lutas, destacando-se a necessidade de ampliar as reivindicações.

A luta dos servidores federais por recomposição salarial segue forte e diversas categorias já se encontram em greve e em estado de mobilização permanente.

Além do SINAIT, estiveram presentes representantes de diversas entidades sindicais, como ANDES-SN, Sindireceita, Sinasefe, Sinagências, Fasubra, ASFOC, CONDSEF, FENASPS, CUT, CSP-Conlutas e ASSIBGE, entre outros.

Parte superior do formulário

Categorias