04 Out

Outubro Rosa - É o mês de prevenir o câncer de mama

Publicada em: 04/10/2021

Andrea Bochi com informações do Inca

Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 e todos os anos, a campanha busca conscientizar sobre a importância da prevenção e do tratamento correto do câncer de mama. Infelizmente, os números de pesquisas mostram que é preciso fazer mais.

Com cerca de 60 mil novos casos por ano no Brasil, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no mundo e o segundo no país, ficando atrás apenas do de pele não melanoma. Mas o diagnóstico não é o fim, as chances de cura chegam a 95% dos casos quando o tumor é detectado no início.

Embora a mamografia a partir dos 40 anos seja essencial para o diagnóstico precoce, a Pesquisa Nacional de Saúde 2013 (PNS), a mais recente disponível no Brasil, aponta que 3,8 milhões de mulheres de 50 a 69 anos nunca realizaram mamografia, o que corresponde a 18,4% da população feminina nessa faixa etária. O maior índice entre as grandes regiões fica no Norte (37,8%), contra 11,9% do Sudeste, que tem a menor taxa.

Dados sobre os casos de câncer de mama e custos para o SUS foram divulgados na pesquisa Número de casos e gastos com câncer de mama no Brasil atribuíveis à alimentação inadequada, excesso de peso e inatividade física, elaborada pela Coordenação de Prevenção e Vigilância (Conprev) do INCA e apresentada durante webinar (seminário virtual) de abertura do Outubro Rosa deste ano, transmitido pela TV INCA

Prevenção

Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como, por exemplo: manter uma alimentação saudável, evitar abuso de álcool, praticar atividade física, amamentar, não fumar e evitar uso de hormônios sintéticos, como anticoncepcionais e terapias de reposição hormonal.

Fique atenta

A característica mais comum da doença é o surgimento de um nódulo nas mamas ou axilas geralmente indolor. Além disso, o paciente pode apresentar outros sinais. Veja abaixo:

Inchaço de toda ou parte de uma mama (mesmo que não se sinta um nódulo)

Edema (inchaço) da pele

Eritema (vermelhidão) na pele

Inversão do mamilo

Assimetria das mamas

Espessamento ou retração da pele ou do mamilo

Secreção pelos mamilos

Inchaço do braço

Dor na mama ou mamilo​