02 Mar

Na Carta Capital, Auditor-Fiscal aborda trabalho escravo na indústria da moda na cidade de São Paulo

Publicada em: 02/03/2021

Por Dâmares Vaz

Edição: Nilza Murari

site da Carta Capital publicou, neste domingo, 28 de fevereiro, texto do Auditor-Fiscal do Trabalho Renato Bignami sobre trabalho escravo na indústria da moda na cidade de São Paulo. Nele, o autor aborda a existência de uma combinação de fatores sociais, econômicos, migratórios e produtivos que facilitaram, por muito tempo, a proliferação de formas contemporâneas de escravidão em São Paulo na indústria da moda. Leia a íntegra do texto aqui.

Bignami também trata do Pacto Contra a Precarização e Pelo Emprego e Trabalho Decentes em São Paulo – Cadeia Produtiva das Confecções, firmado entre diversas instituições públicas e privadas com o objetivo de aumentar a proteção ao trabalhador migrante, e do papel da Auditoria-Fiscal do Trabalho no enfrentamento ao trabalho escravo.

O Auditor-Fiscal do Trabalho registrou ainda o lançamento de livro pelo SINAIT, em 28 de janeiro, que reúne todos os detalhes dessa trajetória de intervenção na indústria da moda paulista. A obra pode ser baixada, gratuitamente, no site do Sindicato – acesse aqui.

Renato Bignami encontra-se atualmente afastado de suas funções na Auditoria-Fiscal do Trabalho em razão de estar a serviço da Organização Internacional do Trabalho – OIT como Especialista em Segurança e Saúde Ocupacional no Escritório Regional da Organização, inicialmente pelo período de um ano.​