24 Fev

IRPF 2021 – Como obter a Declaração dos Rendimentos

Publicada em: 24/02/2021

Por Lourdes Marinho
Edição: Nilza Murari
 
O SINAIT informa aos Auditores-Fiscais do Trabalho ativos e aposentados e aos pensionistas que a Declaração de Rendimentos para o Imposto de Renda 2021, ano-calendário 2020, deve ser obtida no portal do Sigepe ou pelo aplicativo Sigepe Mobile. No Android, o aplicativo pode ser baixado no Play Store, e no IOS, no App Store.
 
Entrando pelo portal do Sigepe, o servidor ou pensionista deve clicar na opção Comprovante de Rendimentos, mais abaixo, numa caixa à direita da tela. Em seguida, abrirá outra tela para digitar número do CPF – sem pontos e sem dígitos – e senha.
 
Já logado na página do Sigepe, aparecerá a opção de Consultar Comprovante de Rendimentos na parte superior da tela. Aparecerá também uma caixa de texto com a opção Vínculo.  Ao clicar na seta que fica na caixa, aparecerão as várias opções de vínculos dos servidores.
 
Os meses que entram para a Declaração do IR são aqueles em que o pagamento de salários é feito dentro do ano corrente, inclusive o 13º. Como o salário de dezembro é pago nos primeiros dias de janeiro, esse pagamento fica para ser declarado no ano seguinte. O que vai contar para a declaração deste ano de 2021 são os contracheques de dezembro/2019 a novembro/2020  – salário e 13º pagos no início de dezembro.
 
Ao acessar o Sigepe, se a sua declaração estiver com todas essas informações, será apenas um vínculo. Caso não tenha todas essas informações, o mais provável é que tenha mais de um vínculo.
 
O SINAIT lembra que todos os servidores devem fazer suas comprovações/declarações perante a Receita Federal do Brasil de forma correta, a fim de evitar a malha fina.
 
Veja abaixo o passo a passo para emitir as declarações de rendimentos para IRPF/2021 junto ao Sigepe via portal:
 
·       Entrar no www.servidor.gov.br, clicar em Comprovante de Rendimentos e digitar CPF e depois a senha;
 
·       Em seguida, o servidor será logado ao Sigepe na página Consultar Comprovante de Rendimentos. Atenção: para quem está na ativa e recebeu diárias ou ajuda de custos, tem que clicar também na aba Comprovante de Diárias e Ajuda de Custos para emitir essas declarações. Apesar de esses benefícios serem isentos de impostos têm que ser declarados;
 
·       Nesta aba Consultar Comprovante de Rendimentos o servidor aposentado ou pensionista terá acesso a várias opções de vínculos ao clicar na seta que aparece na caixa de texto. Dependendo da situação do servidor, ele poderá ter mais de um comprovante de rendimentos, que podem ser do antigo Ministério do Trabalho e do Ministério da Economia. No caso dos aposentados e pensionistas o vínculo passou a ser com o Departamento de Centralização de Serviços de Inativos e Pensionistas – Decip. 
 
Servidores aposentados e os pensionistas podem ainda buscar mais informações no Sigepe, pelo tel.: 0800 978 9004.
 
Veja aqui um passo a passo para os Auditores-Fiscais do Trabalho aposentados.