22 Jan

Etapa italiana do curso de formação ‘O mundo do trabalho pós pandemia’ será em junho, na Universidade “Sapienza” di Roma

Publicada em: 22/01/2021

A troca de conhecimentos e o congraçamento entre os visitantes brasileiros e os mestres e estudantes do doutorado em Direito da universidade italiana transformam o curso de alta formação em uma experiência produtiva para os Auditores-Fiscais do Trabalho. Inscrições começam em 15 de junho

Por Dâmares Vaz

Edição: Nilza Murari

A etapa italiana da edição de 2021 do CURSO DE ALTA FORMAÇÃO - O mundo do trabalho pós pandemia ocorre de 28 de junho a 2 de julho, na Universidade “Sapienza” di Roma, em Roma, Itália. A inscrição deverá ser realizada a partir do dia 15 de junho, pelo e-mail avvocato.fabiopetrucci@gmail.com, e deverá conter os nomes dos acompanhantes, quando for o caso. O curso de alta formação insere-se no âmbito de encontros e seminários sobre Direito e Processo do Trabalho, que têm sido realizados na Itália e no Brasil desde 2003.

Os eventos realizados no Brasil são promovidos e organizados pelo SINAIT, pela Associação Nacional dos Juízes do Trabalho – Anamatra e pela Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho – ANPT, além de várias universidades brasileiras. Os eventos realizados na Itália, por sua vez, são promovidos e organizados pela “Sapienza” de Roma.

“Ao manter a parceria com a Universidade ‘Sapienza’ desde 2018, o SINAIT proporciona oportunidades para que os Auditores-Fiscais do Trabalho enriqueçam seus currículos na área do Direito do Trabalho. É mais uma concretização de uma previsão do Estatuto do Sindicato de incentivar e promover o aperfeiçoamento técnico-profissional de seus filiados”, afirma o presidente da entidade, Bob Machado.

A troca de conhecimentos e o congraçamento entre os visitantes brasileiros – Auditores-Fiscais do Trabalho, magistrados, procuradores, advogados, estudantes – e os mestres e estudantes do doutorado em Direito da Universidade “Sapienza” transformam o curso de alta formação em uma experiência produtiva para os Auditores, que ao final da jornada recebem um Certificado de Participação.

Em 2021, o curso terá a duração de uma semana – nos anteriores foram duas. A programação já está sendo divulgada, inclusive contando com a participação do diretor nacional da área de Inspeção do Trabalho na Itália em uma das aulas. “É uma grande oportunidade para os Auditores conhecerem a organização e o funcionamento da Inspeção do Trabalho na Itália”, afirma a diretora do SINAIT Rosângela Rassy.

Outro ponto alto do curso são as visitas técnicas, que incluem no roteiro o prédio do secular Parlamento Italiano e a Corte di Cassazione de Roma, sede do Judiciário italiano.

Mais detalhes poderão ser obtidos pelo e-mail avvocato.fabiopetrucci@gmail.com, do coordenador-geral do curso, Fábio Petrucci. O e-mail pode ser redigido em português.

Confira aqui a programação das aulas, os custos, os docentes, a bibliografia, além de informações da parte cultural e outras.