22 Jan

Retrospectiva 2020 - Covid-19 - SINAIT solicita à SIT instituição de protocolo de segurança aos integrantes do GEFM

Publicada em: 22/01/2021

Publicada em: 28/08/2020

O SINAIT encaminhou carta ao Subsecretário de Inspeção do Trabalho, Rômulo Machado, em que solicita que sejam adotadas medidas urgentes e adequadas visando a proteção necessária aos integrantes do Grupo Especial de Fiscalização Móvel - GEFM. 

A testagem dos integrantes do GEFM e a padronização das regras de aquisição e o posterior fornecimento, garantida a reposição, de Equipamentos de Proteção Individual são entendidos como fundamentais pelo SINAIT.

No documento, a entidade pondera que as medidas sanitárias já adotadas, referentes ao combate da disseminação e contágio da COVID-19, não atendem à proteção desses servidores, assim como não se encontram em consonância com as já adotadas para os demais integrantes, que atuam em conjunto com os Auditores-Fiscais do Trabalho no GEFM, como é o caso dos procuradores do Trabalho.

Considerando que os Auditores-Fiscais do Trabalho integram uma das carreiras consideradas essenciais no combate à disseminação do novo coronavírus, o SINAIT afirma que há a necessidade imperiosa de adoção urgente de medidas para os AFT que atuam na linha de frente, em contato direto com a população.

Lembra ainda, na carta ao Secretário, que a Organização Mundial da Saúde - OMS, estabelece que devem ser fornecidos, pelo menos, máscaras, luvas, botas, óculos, vestimentas, álcool em gel, sabão e água, além de outros suprimentos de limpeza, aos profissionais envolvidos com o público potencialmente afetado pelo coronavírus. 

Diante disso, o SINAIT esclarece que os integrantes do Grupo Móvel encontram-se nesta situação, considerando que atuam em prol da efetivação das medidas sanitárias.

Confira aqui o inteiro teor da carta.​