27 Nov

Boletim Semanal nº 488 - Semana de 23 a 27 de novembro de 2020

Publicada em: 27/11/2020

Novos dirigentes do SINAIT tomam posse para a gestão do triênio 2020-2023

Tomaram posse os novos dirigentes do Sindicato para o triênio 2020-2023, em cerimônia virtual nesta quinta-feira, 26 de novembro, transmitida pelo canal da entidade no YouTube – assista aqui. A solenidade on line ocorreu sob circunstâncias diferentes de anteriores, em razão das restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus, a fim de diminuir aglomerações, deslocamentos e os riscos de contágio. Tornou-se possível graças à equipe de Tecnologia da Informação do Sindicato, que se debruçou por semanas sobre as melhores formas de realizar o evento, promovido em parceria com a produtora Red Streaming.

Leia mais aqui.

 

Conquistas e parcerias são destacadas por AFTs e convidados em cerimônia de posse da nova diretoria do SINAIT  

As conquistas do SINAIT para a carreira da Auditoria-Fiscal do Trabalho e a luta com entidades parceiras, defensoras do trabalho decente, foram destacadas por Auditores-Fiscais do Trabalho e convidados durante a solenidade de posse dos novos dirigentes do SINAIT para o triênio 2020-2003, na noite desta quinta-feira, 26 de novembro.  A posse foi realizada de forma virtual e transmitida pelo canal SinaiTplay, no YouTube – veja aqui.

Veja a matéria completa aqui.

 

NOTA DE FALECIMENTO: Francisco Franco Siqueira Campos (PE)

Com pesar, o SINAIT e a Delegacia Sindical de Pernambuco – DS/PE comunicam o falecimento do Auditor-Fiscal do Trabalho aposentado Francisco Franco Siqueira Campos, de 80 anos, na manhã desta quinta-feira, 26 de novembro, em Recife.  Ele estava internado há vários dias, em razão de problemas de saúde decorrente de infarto e outras enfermidades.

Leia mais aqui.

 

Em reunião virtual, SINAIT trata de conversão de tempo especial e adicional de insalubridade com Auditores do Paraná

Em reunião virtual com a Delegacia Sindical e Auditores-Fiscais do Trabalho filiados do Paraná, dirigentes do SINAIT reforçaram o compromisso da entidade em buscar uma solução mais favorável aos servidores quanto à conversão do tempo especial em comum para fins de aposentadoria, que afeta quem trabalha ou trabalhou sob condições prejudiciais à saúde e à integridade física. Na conversa, que ocorreu nesta segunda-feira, 23 de novembro, esteve em pauta também o adicional de insalubridade.

Veja mais informações aqui.

 

SC - Fiscalização resgata 43 trabalhadores nordestinos mantidos presos por dívidas em plantação de cebola

Auditores-Fiscais do Trabalho em operação do Grupo Móvel de Fiscalização – GEFM, realizada entre os dias 17 e 26 de novembro, resgataram 43 trabalhadores de situação análoga à escravidão no município de Ituporanga, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Coordenada por Auditores-Fiscais do Trabalho, a operação contou com a participação da Polícia Rodoviária Federal, da Defensoria Pública da União e do Ministério Público do Trabalho. De acordo com a equipe de fiscalização, os resgatados eram nordestinos, foram aliciados e levados até o município para trabalharem no plantio da cebola.

Clique aqui para mais informações.

 

MG - Auditores-Fiscais resgatam trabalhadores em condições precárias no cultivo de eucalipto e em carvoarias

Auditores-Fiscais do Trabalho da Gerência Regional do Trabalho – GRT de Divinópolis (MG) resgataram sete trabalhadores na zona rural de Formiga, interior de Minas Gerais, flagrados em condições precárias. O grupo trabalhava sem acesso a água potável, sanitários e Equipamentos de Proteção Individual - EPIs.

Os trabalhadores são da cidade de Pedra Azul, no Norte do Estado, e trabalhavam no cultivo de plantações de eucalipto e também na produção de carvão vegetal.

Clique aqui para saber mais.

 

RS: Fiscalização investiga explosão de depósito de gás que deixou um trabalhador morto e dois feridos em Pelotas

Auditores-Fiscais do Trabalho estão fazendo a análise do acidente que matou um trabalhador de 24 anos e deixou outros dois feridos, durante uma explosão em uma distribuidora de gás da Liquigás, na terça-feira, 17 de novembro, em Pelotas, Rio Grande do Sul. Os trabalhadores foram atingidos por pedaços de concreto, tijolos e metal arremessados da plataforma que explodiu.

Clique aqui para ver mais detalhes.

 

Fiscalização investiga acidente que matou quatro trabalhadores no Porto do Rio de Janeiro

Auditores-Fiscais do Trabalho iniciaram análise do acidente que resultou em quatro mortes no Porto do Rio de Janeiro na noite de quarta-feira, 18 de novembro. Um veículo de uma operadora portuária, ocupado por cinco trabalhadores, caiu na Baía de Guanabara. Um deles se salvou ao pular do carro antes, segundo testemunhas.

Veja mais informações aqui.

 

PGR defende constitucionalidade de leis estaduais que penalizam empregadores flagrados com trabalho escravo

A constitucionalidade de leis estaduais que preveem mecanismos complementares de combate ao trabalho escravo foi defendida em manifestação do procurador-geral da República, Augusto Aras, no último dia 18 de novembro, ao Supremo Tribunal Federal – STF.

Veja mais detalhes aqui.

 

Mosap discute pautas de interesse dos servidores

Representantes das entidades que integram o Movimento Nacional dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas – Instituto Mosap, do qual o SINAIT é membro fundador, reuniram-se nesta terça-feira, 24 de novembro, para discutir pautas de interesse dos servidores ativos, aposentados e pensionistas. Os diretores do SINAIT Benvindo Soares e Marco Aurélio Gonsalves participaram do encontro, realizado virtualmente.

Clique aqui para ler a matéria completa.

 

Abertas as inscrições para a I Jornada Ipê: inovações no combate ao trabalho escravo

A Secretaria de Inspeção do Trabalho – SIT e pela Organização Internacional do Trabalho – OIT promovem, no dia 2 de dezembro, das 14h30 às 16h30, pela internet, a I Jornada Ipê: inovações no combate ao trabalho escravo. Serão apresentadas, na ocasião, duas importantes ferramentas para o monitoramento e combate ao trabalho escravo. A data coincide com o Dia Internacional para Abolição da Escravatura.

Veja mais informações aqui.