27 Nov

Segundo turno será no próximo domingo (29) em 57 cidades

Publicada em: 27/11/2020

Por Andrea Bochi, com informações do TSE

Edição: Nilza Murari

No próximo domingo, 29 de novembro, ocorre o segundo turno das eleições municipais no Brasil, para eleger seus prefeitos. Nas 57 cidades que terão segundo turno nas eleições, mais de 38 milhões de eleitores voltarão às urnas.

São 18 as capitais onde a disputa será definida em segundo turno: Aracaju (SE), Belém (PA), Boa Vista (RR), Cuiabá (MT), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Maceió (AL), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO), Recife (PE), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), São Luís (MA), São Paulo (SP), Teresina (PI) e Vitória (ES).

Prejudicada por um apagão elétrico, Macapá só realizará o primeiro turno das eleições no dia 6 de dezembro. A segunda fase da disputa, caso haja, está marcada para o dia 20.

O Tribunal Superior Eleitoral – TSE manteve para o próximo domingo as mesmas orientações sanitárias contra o coronavírus recomendadas no primeiro turno das eleições. O uso da máscara é obrigatório, e todos devem higienizar as mãos antes e depois de digitar o número do candidato na urna eletrônica.

Os eleitores devem respeitar a distância mínima de um metro entre as pessoas. Outra recomendação é que cada um leve a sua própria caneta para assinar o caderno de votação. O objetivo é evitar o compartilhamento de objetos e diminuir o contato dos eleitores com superfícies eventualmente infectadas.