23 Nov

Fiscalização investiga acidente que matou quatro trabalhadores no Porto do Rio de Janeiro

Publicada em: 23/11/2020

Inspeção do Trabalho já havia autuado o porto duas vezes por falta de sinalização

Com informações do Ministério da Economia

Auditores-Fiscais do Trabalho iniciaram análise do acidente que resultou em quatro mortes no Porto do Rio de Janeiro na noite de quarta-feira, 18 de novembro. Um veículo de uma operadora portuária, ocupado por cinco trabalhadores, caiu na Baía de Guanabara. Um deles se salvou ao pular do carro antes, segundo testemunhas.

Durante a investigação serão analisados diversos fatores, como jornada de trabalho, condições do veículo, infrações relativas às Normas Regulamentadoras – NRs de segurança e saúde no trabalho e condições de sinalização das vias do porto. A fiscalização também vai entrevistar trabalhadores e outras pessoas direta ou indiretamente envolvidas, para a apuração dos fatos, além de analisar documentos relacionados aos empregados.

“Pelo local circulam pessoas, caminhões e empilhadeiras em ritmo intenso. Iremos analisar a dinâmica do acidente, que envolve questões ligadas à operadora portuária, bem como relacionadas ao cais, já que chovia e estava sendo realizada uma obra no local”, explicou o Auditor-Fiscal do Trabalho e coordenador do projeto de fiscalização do trabalho portuário e aquaviário no Rio de Janeiro, Gilson di Luccas.

Autos de infração

O porto é fiscalizado a partir de denúncias ou de planejamento da Coordenação Regional de Fiscalização do Trabalho Portuário e Aquaviário. Desde 2013, Auditores-Fiscais autuaram a unidade em quatro ocasiões: por inadequação da sinalização das vias de trânsito de veículos e pessoas, falta de demarcação de faixas para pedestre e ausência de sinalização na faixa primária, armazéns, vias de passagem de veículos e pátios.

O porto também já foi autuado por não possuir regulamento próprio, implementado, para disciplinar a rota de tráfego, conforme determina a Norma Regulamentadora de Segurança e Saúde no Trabalho Portuário 29 – NR 29.

Veja notícias sobre a morte dos trabalhadores:

G1 Rio - Corpos de três vítimas de acidente no Porto do Rio são enterrados

O Dia -  Carro cai na Baía de Guanabara e mata quatro pessoas

Uol - Carro cai na Baía de Guanabara e quatro pessoas morrem; há um sobrevivente