16 Set

Eleições 2020 – Comissão Eleitoral reúne representantes de chapas para discutir regras do debate do dia 24 de setembro

Publicada em: 16/09/2020

Por Andrea Bochi
Edição: Nilza Murari

Em reunião virtual, na tarde desta quarta-feira, 16 de setembro, a Comissão Eleitoral Nacional – CEN, o presidente do SINAIT e representantes das chapas concorrentes discutiram a organização do debate entre as chapas, que está marcado para a tarde do próximo dia 24 de setembro.

O modelo de debate escolhido é muito parecido com o que foi realizado em Natal (RN), durante o 35º Encontro Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho - Enafit, nas últimas eleições, em 2017. Algumas mudanças foram necessárias em razão da situação de pandemia e distanciamento social. Por isso, será feito em ambiente virtual da plataforma Yard, na conta oficial do SINAIT, transmitida pelo canal oficial do SINAIT no YouTube, em tempo real.

O debate deverá durar duas horas e meia, das 18 às 20h30, conforme o horário de Brasília, no dia 24.

Algumas questões ainda estão sendo definidas, como a escolha ferramenta eletrônica ou não para a realização de sorteio das perguntas que serão feitas pelo chat, assim como a escolha de mediadores e auxiliares, que deverão ser indicados por consenso entre as chapas e conduzirão os trabalhos. Cabe ao mediador e seus auxiliares controlar rigorosamente o tempo de cada candidato durante as perguntas, respostas e réplicas. Os dois auxiliares serão escolhidos cada um por uma chapa e é vedada a participação de candidatos à Diretoria Executiva Nacional – DEN, ou a quaisquer cargos das Delegacias Sindicais – DSs, Conselho Fiscal Nacional – CFN e Conselho Fiscal Local – CFL.

O relógio de cronômetro que deverá contar o tempo estabelecido também está sendo testado para que não ocorram problemas durante a contagem e, principalmente, que seja uma ferramenta de fácil visualização e manuseio.

Além disso, está sendo analisada a forma de sorteio das perguntas que serão formuladas pelo Chat do YouTube, com identificação necessária para que se confirme ter sido de autoria de um integrante da carreira.

Cada chapa terá dez minutos para fazer a apresentação de seus integrantes e uma breve exposição de suas plataformas de trabalho, pela ordem de sorteio. Após os debates, cada chapa terá cinco minutos para suas considerações finais, seguindo a sequência do sorteio realizado para a apresentação.

Uma nova reunião está agendada para a próxima sexta-feira, dia 18 de setembro, para que sejam resolvidas as pendências técnicas. No dia 22, terça-feira, será realizada uma simulação do debate para acertar todas as possíveis falhas técnicas.

Participaram da reunião os integrantes da CEN Maria Amélia, Maria Cândida, Cláudia Ribeiro, Carlos Moisés e Samuel Alves; o presidente do SINAIT, Carlos Silva; os representantes das chapas Marcelo Campos e Bob Machado; e a equipe técnica de suporte da Comissão composta por empregados do SINAIT.

Leia também:

Eleições 2020: CEN prorroga até 23 de setembro o prazo para alterar dados de acesso à área restrita do site do SINAIT

Eleições 2020 – CEN reúne representantes das chapas concorrentes à DEN para apresentar sistema de votação

Eleições 2020 – Votação será eletrônica. Verifique se você tem acesso à área restrita do site com antecedência