15 Set

Reforma administrativa é tema central de reunião do Fonacate

Publicada em: 15/09/2020

Grupo começou a discutir elaboração de emendas à PEC 32/2020 e atuação no Congresso Nacional para barrar retrocessos

Por Dâmares Vaz
Edição: Nilza Murari

A reforma administrativa – PEC 32/2020 – foi o tema central de reunião do Fórum das Carreiras de Estado – Fonacate nesta terça-feira, 15 de setembro, da qual participou o presidente do SINAIT, Carlos Silva. O grupo fez uma avaliação do contexto de tramitação da matéria, debateu a priorização de tópicos a serem objetos de emendas e definiu estratégias de enfrentamento ao projeto, incluindo atuação no Congresso Nacional. O debate ocorreu virtualmente, pelo aplicativo Zoom.

Na análise do presidente do SINAIT, Carlos Silva, o governo pretende, com a reforma, criar um funcionalismo público com características de iniciativa privada. “Não leva em conta nenhuma especificidade do setor, nem a qualidade do serviço público que será ofertado à população”, afirmou Carlos Silva.

Os dirigentes expressaram ainda temor com as dificuldades de diálogo e os entraves ao processo democrático trazidos pela pandemia de Covid-19. Ainda nesta semana, eles devem se reunir novamente, para eleger os tópicos a serem priorizados em emendas, que terão que contar com assinaturas de parlamentares para serem válidas.

Também estará em pauta a campanha de mídia nas redes sociais contra a reforma administrativa. O Fonacate planeja a contratação de um serviço profissional de mídia para fazer frente à propaganda governamental e aos argumentos distorcidos do governo.

Para o presidente do Fonacate, Rudinei Marques, o grupo de entidades conseguiu fazer o contraponto na mídia desde o momento do encaminhamento da PEC ao Congresso Nacional. Ele também avalia como positiva a atuação da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público. “Mas, para conseguirmos melhores resultados e realmente barrar os retrocessos, temos que profissionalizar esse trabalho. E continuemos lutando, a reforma não é um fato consumado, há espaço para avançarmos na defesa do serviço público”, pontuou.

Reunião na SGP

Rudinei Marques, Carlos Silva e o secretário-geral e presidente da Anafe, Marcelino Rodrigues, fizeram ainda o relato de uma reunião que tiveram nesta segunda-feira, 14 de setembro, com o secretário de Gestão e Desempenho de Pessoal – SGP do Ministério da Economia, Wagner Lenhart, e por Cléber Izzo, diretor de Relações de Trabalho no Serviço Público. O Fonacate cobrou participação no debate da reforma, além de respostas a demandas diversas dos servidores. Leia aqui matéria completa sobre o assunto. 

Novo integrante

Foi aprovado também o ingresso de um novo integrante no Fórum, a Federação Nacional de Auditores de Controle Interno Público – Fenaud.