08 Jul

SINAIT reúne em boletim fiscalizações realizadas no período da pandemia da Covid-19

Publicada em: 08/07/2020

Por Andrea Bochi

Edição: Nilza Murari

O SINAIT divulga o “Boletim Especial Fiscalizações em tempos de pandemia da Covid-19” que traz matérias sobre as ações fiscais realizadas desde março de 2020, quando se iniciou o enfrentamento à pandemia da Covid-19 no Brasil. Retratam o esforço e o empenho de Auditores-Fiscais do Trabalho que estão atuando, neste momento tão difícil, para garantir saúde e segurança aos trabalhadores.

O Boletim reúne as fiscalizações que chegaram ao conhecimento do SINAIT, mas pode haver outras. As informações foram atualizadas até a data de 3 de julho, para o fechamento da publicação.

“É a Fiscalização do Trabalho atuando, desempenhando seu papel de atividade essencial em tempos de pandemia, para proteção dos trabalhadores. O SINAIT, atento a esse esforço e empenho, leva ao conhecimento da categoria e da sociedade o trabalho realizado pelos Auditores-Fiscais. Por  suas atribuições inerentes ao cargo, são os agentes públicos que garantem o cumprimento das diretrizes estabelecidas para a proteção dos trabalhadores, dos profissionais de saúde e de toda a sociedade nos ambientes de trabalho”, diz o presidente do Sindicato Nacional, Carlos Silva.

O SINAIT reitera que os Auditores-Fiscais devem estar protegidos no exercício das atividades de fiscalização. Neste sentido, preocupações foram levadas pelo Sindicato e sua Comissão Técnica – Covid-19 /SINAIT à Subsecretaria de Inspeção do Trabalho, em relação às orientações e medidas que devem ser tomadas para a proteção de todos os Auditores-Fiscais que atuam em fiscalizações diretas, presenciais.  De acordo com a Comissão, essa proteção não compreende somente o fornecimento de EPIs. É necessário providenciar o treinamento e a reorganização das sistemáticas de trabalho. 

Eventuais ações fiscais que não constem do Boletim poderão ser informadas à assessoria de comunicação pelo e-mail comunicacao@sinait.org.br para a produção de matérias para o site e segunda edição da publicação.

Clique aqui para acessar a publicação.

Compartilhe! Divulgue o trabalho dos Auditores-Fiscais que desempenham atividade essencial no enfrentamento à pandemia da Covid-19 no Brasil.