27 Mar

BA: Chefe de Inspeção do Trabalho fala, na TVE, sobre fiscalizações em setores essenciais durante a pandemia de Covid-19

Publicada em: 27/03/2020

Por Dâmares Vaz
Edição: Nilza Murari
 
A TV Educativa Bahia, veículo do governo do estado, divulgou na terça-feira, 24 de março, entrevista com o chefe de Inspeção do Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho da Bahia – SRT/BA, Auditor-Fiscal do Trabalho Maurício Passos, sobre o esforço da Fiscalização do Trabalho na reorganização das ações para priorização dos setores essenciais durante a pandemia de Covid-19.
 
A Inspeção do Trabalho é um dos serviços públicos e atividades de  Estado considerados essenciais no enfrentamento da crise de saúde pública causada pelo novo coronavírus. A definição foi trazida pelo Decreto nº 10.292/2020, que retificou norma anterior a fim de incluir a Auditoria-Fiscal nesse rol, graças à articulação do SINAIT- saiba mais aqui.
 
Passos informou que, na última semana, a Inspeção deu início a fiscalizações em empresas de telemarketing para verificar, por exemplo, se estão sendo seguidas as normas de distanciamento social. “Esse setor tem seu caráter de essencialidade, mas deve observar medidas para que os trabalhadores não adoeçam. Várias empresas foram notificadas e receberam um prazo para se adequarem”, explicou.