11 Dez

Auditor-Fiscal do Trabalho produz artigo que analisa os embates da reforma da Previdência na França

Publicada em: 11/12/2019

Por Solange Nunes

Edição: Nilza Murari 

O Auditor-Fiscal do Trabalho Lucas Reis da Silva produziu o artigo “Trabalhadores e estudantes franceses se levantam contra a reforma da Previdência”. O autor pontua a resistência contra as alterações propostas pelo regime de aposentadorias na França, que levou às ruas cerca de um milhão de pessoas no dia 5 de dezembro. Lucas é bacharel em Direito e História, pela Universidade Federal de Ouro Preto, e mestrando em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, cursando parte do mestrado na Universidade Paris - 1 Pantheon Sorbonne.

O autor analisa que a reforma da Previdência francesa tem pontos em comum com aquela aprovada esse ano pelo Congresso Nacional brasileiro. Ambas nascem da estratégia do grande capital financeiro internacional de atacar o caráter público da Previdência Social e abocanhar o lucro decorrente da administração de pensões e aposentadorias. Atacam em cheio direitos conquistados pelos trabalhadores a duras penas.

Ele destacou que as medidas representam, de fato, tanto no Brasil quanto na França, um enorme retrocesso social. No Brasil, todavia, seus efeitos devem ser ainda mais agudos, potencializados pela miséria crescente, pelo desemprego em níveis altíssimos e pela maior precariedade e acesso a serviços públicos. 

Por outro lado, Lucas Reis acredita que, na França, o que se verifica é que a reforma não vai encontrar tanta facilidade de aprovação quanto no Brasil. Os trabalhadores e os estudantes franceses têm demonstrado disposição na luta contra a retirada de direitos. Conclui dizendo: “Que essa disposição atravesse fronteiras e inspire o Brasil a resistir da mesma maneira”. 

Leia aqui na íntegra o artigo de Lucas Reis.​