11 Jul

29º SST-DF: A Segurança e Saúde no Trabalho do Futuro é o tema escolhido para 2019

Publicada em: 11/07/2019

Por Solange Nunes

Edição: Nilza Murari

A Segurança e Saúde no Trabalho do Futuro é o tema escolhido pela Comissão Organizadora como tema central das discussões do 29º Seminário de Promoção da Segurança e Saúde no Trabalho do Distrito Federal – SST-DF. O diretor do SINAIT Benvindo Soares representou a entidade durante a reunião desta quarta-feira, 10 de julho, no auditório da Fundacentro, no Edifício Boulevard, em Brasília (DF).

Nesta segunda reunião da Comissão Organizadora, os integrantes referendaram a data do evento que ocorrerá nos dias 18 e 19 de setembro, das 14h às 17h30. O local do seminário ainda não foi definido.

Foram apresentados ainda temas para os painéis e nomes de especialistas para construção da programação do evento. Benvindo Soares sugeriu que o palestrante do SINAIT falasse sobre a importância das Normas Regulamentadoras – NRs sob a visão da Auditoria-Fiscal do Trabalho. “O tema é caro para o Sindicato Nacional, neste momento em que o governo federal pretende revisá-las de maneira unilateral”.

Explicou que as NRs foram construídas de maneira tripartite com a participação do governo, empregadores e empregados. “As normas foram elaboradas de maneira democrática depois de intensos debates com anuência dos envolvidos. A revisão é algo inaceitável nas condições em que estão sendo feitas até porque é o instrumento legal de proteção contra riscos presentes nos ambientes de trabalho, no combate aos acidentes e doenças ocupacionais”.     

Participaram ainda da reunião e contribuíram com sugestões para o evento, pela Fundacentro, Luiz Augusto Damasceno Brasil, Dionísio Leone Lamera e Teo da Silva Cruz; Simone Carvalho Roza, diretora de Perícias Médicas do DF; Juliana Moreira, Seconci-DF; Célia Leitão, da empresa Ceres Qualidade; Wilton Cardoso Araújo, presidente do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Distrito Federal – Sintest-DF; Glycon Cardoso, do Hospital Santa Marta; Nilton Alvez de Oliveira, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brasília – STICMBE, entre outros.​