09 Jul

Na mídia – TVT exibe reportagem sobre descaso do governo com o combate aos trabalhos escravo e infantil

Publicada em: 09/07/2018

Por Nilza Murari

A TVT levou ao ar no dia 3 de julho uma reportagem sobre o descaso do governo federal com o combate ao trabalho escravo e trabalho infantil. A matéria denuncia o corte de verbas de 70% em 2017 e as consequências negativas nos resultados da fiscalização. A reportagem foi exibida no Seu Jornal, que vai ao ar se segunda a sábado às 19 horas, com reprise às 23 horas.

A reportagem ouviu a Auditora-Fiscal do Trabalho Lívia Ferreira, atual coordenadora do projeto de combate ao trabalho escravo na Superintendência Regional do Trabalho de São Paulo – SRT/SP. Ela falou do pequeno número de Auditores-Fiscais e da falta de concurso público para preencher os cargos vagos na carreira. Também falou das atribuições dos Auditores-Fiscais.

Também foi abordada a parceria entre o Ministério do Trabalho e o Ministério Público do Trabalho. A falta de Auditores-Fiscais, segundo a procuradora Elisiane Santos, prejudica os avanços obtidos nas décadas de 1990 e 2000 no combate ao trabalho infantil.

A Rede Brasil Atual repercutiu a reportagem no dia 4 de julho. Assista aqui.

A TVT tem sede em São Bernardo do Campo e é mantida pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e pelo Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região. Tem programação própria e também reproduz programas educativos.

Veja a programação aqui. ​