03 Mai

DS-AC: Exposição retrata atuação da fiscalização na promoção da cidadania

Publicada em: 03/05/2018

Por Lourdes Marinho

Edição: Nilza Murari

“A atuação da fiscalização do trabalho na defesa dos direitos do trabalhador” é o tema da exposição fotográfica que está na OCA - Organização em Centros de Atendimento, em Rio Branco (AC). A mostra promovida pela Delegacia Sindical do Sinait no Acre – DS/AC, no salão de entrada da OCA, ficará aberta à visitação até sexta-feira, 4 de maio.

Por meio de fotos reproduzidas em banners os visitantes podem conferir a atuação dos Auditores-Fiscais do Trabalho. Promoção da inclusão de pessoas com deficiência e do jovem aprendiz no mercado de trabalho e ainda o combate aos trabalhos escravo e infantil, são algumas das atividades demonstradas.

“A mostra traz uma visão mais abrangente da atuação do Auditor-Fiscal do Trabalho, destacando também sua missão na inclusão social de pessoas com deficiência e dos jovens aprendizes”, ressalta o presidente da DS/AC, Antônio Costa.

As fotos são de várias fontes da fiscalização, como das superintendências Regionais do Trabalho - SRTs do Acre e de São Paulo, e também do Auditor-Fiscal do Trabalho Sérgio Carvalho. Há mais de duas décadas, ele capta flagrantes da escravidão contemporânea e do trabalho infantil, no campo e na cidade, durante as ações do Grupo Móvel.

Mais trabalho escravo

A história em quadrinhos de Alexandre de Maio “Unaí nunca mais!”, publicada pelo Sinait, foi reproduzida em banners. A revista sobre a chacina que vitimou três Auditores-Fiscais e um motorista do Ministério do Trabalho, durante uma ação de fiscalização, em 28 de janeiro de 2004, mostra, por meio da arte, como foi arquitetado o crime e a impunidade que até hoje ronda o caso. Os executores foram julgados e presos. Os mandantes, apesar de já julgados e condenados, recorrem da sentença em liberdade.  

Repercussão

A exposição tem chamado a atenção da imprensa local. Esta semana as TVs  Globo e Bandeirantes, além de jornais impressos, fizeram matérias, sobre a mostra fotográfica. O presidente da DS/AC, Antônio Costa e a Auditora- Fiscal e chefe substituta do SEINT e NEGUR na SRT/AC, Polyana Almeida, concederam entrevistas a esses veículos ressaltando a atuação da fiscalização na promoção do trabalho decente.

Veja matéria publicada sobre a exposição.

 

Serviço:

Exposição fotográfica:  “A atuação da fiscalização do trabalho na defesa dos direitos do trabalhador”

Local - OCA - Organização em Centros de Atendimento

Endereço: Rua Quintino Bocaiúva, 299 - Centro, Rio Branco – AC

Contato: 68 99232- 9643 - Delegacia Sindical do Sinait no Acre