12 Abr

Sinait integra Comissão Julgadora do “Prêmio CNMP 2018”

Publicada em: 12/04/2018

Por Lourdes Marinho

Edição: Andrea Bochi

Primeira reunião da comissão ocorreu nesta quarta-feira (11)

O Sinait é um dos integrantes da Comissão Julgadora do “Prêmio CNMP 2018” do Conselho Nacional do Ministério Público. A primeira reunião da Comissão ocorreu na sede do Conselho, nesta terça-feira, 11 de abril, em Brasília, e reuniu representantes de várias instituições que vão eleger as melhores práticas do MP. O Sindicato Nacional foi representado pela vice-presidente, Rosa Maria Campos Jorge.

O Prêmio CNMP foi criado para dar visibilidade aos projetos do Ministério Público brasileiro que mais se destacaram na concretização dos objetivos do Planejamento Estratégico Nacional do MP.

O Sinait é um dos três julgadores da categoria “Defesa dos Direitos Fundamentais”. No total, são nove categorias; as outras são: Transformação Social; Indução de Políticas Públicas; Redução da Criminalidade; Redução da Corrupção; Unidade e Eficiência da Atuação Institucional e Operacional; Comunicação e Relacionamento; Profissionalização da Gestão e Tecnologia da Informação.

Esta é a primeira vez que o Sinait participa da seleção do prêmio que está em sua sexta edição. “Para o Sinait, é muito importante participar da Comissão Julgadora do Prêmio CNMP 2018 por se tratar da consolidação de parcerias de luta em defesa da proteção social, especialmente da classe trabalhadora. A categoria que iremos julgar aborda um tema especialmente caro para os Auditores-Fiscais do Trabalho, que lutam no seu dia a dia para proteger e garantir o tratamento digno aos trabalhadores”, destacou Rosa Jorge.

Mais de 1.800 projetos foram cadastrados no Banco Nacional de Projetos (BNP).Destes, 686 foram pré-selecionados e serão analisados pelos integrantes da Comissão. A seleção resultará na escolha dos cinco melhores projetos de cada categoria, totalizando 45 projetos nas nove categorias.

A Comissão, presidida pelo procurador do Trabalho, Sebastião Caixeta, terá até o dia 23 de maio para selecionar os 45 melhores projetos. A divulgação desta primeira fase está prevista para o dia 20 de junho.

Na segunda reunião da comissão julgadora, prevista para 1º de agosto, os julgadores definirão, dentre os 45 concorrentes, os três finalistas de cada categoria. Os vencedores serão conhecidos no dia 12 de setembro de 2018.

Já a data final do concurso marcará também a solenidade de abertura do 9º Congresso Brasileiro de Gestão do Ministério Público, quando se dará a premiação.

De acordo com Sebastião Caixeta “ a divulgação das boas práticas no âmbito do Ministério Público tem como objetivo buscar a melhoria da atuação dos membros do MP em prol da sociedade. Por isso, é muito importante para o Ministério Público brasileiro que este prêmio seja realizado com a participação dessas instituições”, declarou.   

Participaram da reunião, além do Sinait, representantes do Ministério dos Diretos Humanos – MDH, da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho - ANPT, Associação Nacional dos Membros do Ministério Público – CONAMP, Associação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios  –  AMPDFT,  OAB, Associação Brasileira de Imprensa - ABI, do Conselho Nacional do Ministério Público, Conselho Nacional de Justiça do Paraná, Ministério Público da Paraíba,  da Associação Nacional do Ministério Público Militar - ANMPM,   Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) e do Colégio de Diretores de Escolas dos Ministério Público do Brasil – CDEMP e assessores da Comissão, entre outros.