12 Jan

Boletim Semanal nº 368 Semana de 8 a 12 de janeiro de 2018

Publicada em: 12/01/2018

Sinait informa à Cogep que pagamento do Bônus para aposentados e pensionistas não pode ser suspenso

Dirigentes do Sinait levaram à Coordenação Geral de Gestão de Pessoas – Cogep, do Ministério do Trabalho, a necessidade de não suspender o pagamento do bônus para os aposentados e pensionistas que tiveram o benefício questionado pelo Tribunal de Contas da União - TCU, uma vez que os Auditores-Fiscais do Trabalho estão fazendo Pedidos de Reexame junto ao Tribunal. O assunto foi tratado em uma reunião com o coordenador da Cogep, Paulo Ricardo Ferronato, na manhã desta quarta-feira, 10 de janeiro.

Veja mais aqui.

 

Sindicato notifica Trabalho para assegurar pagamento do Bônus de Eficiência a inativos

O Sinait notificou o Ministério do Trabalho – MTb sobre os pedidos de reexames protocolados junto ao Tribunal de Contas da União – TCU quanto aos questionamentos do tribunal a respeito do pagamento do Bônus de Eficiência e Produtividade a um grupo de Auditores-Fiscais do Trabalho aposentados e pensionistas. A medida visa garantir a inclusão da parcela na próxima folha, já que, com a apresentação de recurso com efeito suspensivo, o acórdão do TCU não pode ser executado, conforme recomendação da própria Corte de Contas.

Para mais informações, clique aqui.

 

Filiados aprovam prestação de contas de 2016 do Sinait

Os Auditores-Fiscais do Trabalho filiados ao Sinait aprovaram, com 215 votos, a Prestação de Contas 2016 da entidade, em Assembleia Geral Nacional, presencial. A AGN, realizada no período de 27 a 29 de dezembro de 2017, apreciou as contas de janeiro a dezembro de 2016, nos termos do Estatuto do Sinait.

Veja mais aqui

 

Exposição fotográfica em Brasília fará parte das atividades da Semana Nacional de Combate ao Trabalho Escravo

O Sinait realizará na semana de 23 a 25 vários eventos para marcar os 14 anos da Chacina de Unaí, ocorrida em 28 de janeiro de 2004 e a semana de combate ao trabalho escravo. Os eventos registram a indignação dos Auditores-Fiscais do Trabalho com a liberdade dos mandantes da Chacina de Unaí, que foram condenados em 2015 a penas de 100 anos de prisão.

Leia mais aqui.

 

Montes Claros-MG: Fiscalização resgata 14 trabalhadores em situação análoga à de escravo

Quatorze trabalhadores rurais resgatados pelos Auditores-Fiscais do Trabalho Hélio Ferreira Magalhães e Dárcio Wagner Vieira estiveram na Gerência Regional do Trabalho em Montes Claros, Minas Gerais, no dia 28 de dezembro passado, para tentar receber do empregador seus direitos trabalhistas.  Eles foram encontrados pelos Auditores-Fiscais no dia 19 de dezembro, em situação análoga à de trabalho escravo, em uma fazenda na zona rural de Jequitaí/ MG, quando laboravam em carvoarias.

Saiba mais aqui.

 

BA: Auditores-Fiscais do Trabalho fiscalizam trabalho infantil em retransmissoras de TV

Auditores-Fiscais do Trabalho da Bahia realizaram uma operação de combate ao trabalho infantil nas emissoras de televisão do estado, de setembro a novembro de 2017. Os servidores estiveram nas quatro principais retransmissoras – Rede Globo, Rede Record, SBT e Band – para verificar se as crianças e adolescentes que trabalham no meio televisivo possuem autorização judicial exigida para o exercício de atividades profissionais artísticas.

Veja mais aqui.

 

SP – Servidores vão intensificar trabalho contra reforma previdenciária

O Sinait, representado pelo presidente da Delegacia Sindical em São Paulo – DS/SP, Rodrigo Iquegami, e outras entidades representativas de servidores públicos federais e de servidores públicos estaduais de São Paulo, conversaram com o deputado federal Arnaldo Faria de Sá (PTB/SP) nesta terça-feira, 9 de janeiro, sobre o reforço do trabalho parlamentar articulado pela rejeição da reforma da Previdência. A reunião ocorreu no escritório do parlamentar na capital paulista, tendo como principal deliberação a intensificação da abordagem dos parlamentares por grupos de servidores nas bases nos estados.

Leia mais informações aqui.

 

Levantamento do G1 mostra como se configura o crime de trabalho escravo no Brasil

O G1 publicou nesta terça-feira, 9 de janeiro, um levantamento exclusivo sobre resgates feitos pela fiscalização do Trabalho. Para fazer a matéria “Escravos sem correntes: trabalhadores resgatados relatam ameaças, moradias insalubres e água dividida com animais”, o G1 analisou 315 relatórios de fiscalização dos anos de 2016 e 2017, obtidos via Lei de Acesso à Informação.

Confira os detalhes da reportagem aqui.

 

Na mídia - Haitianos denunciam condições precárias em Caxias do Sul

Auditores-Fiscais do Trabalho do município de Caxias do Sul (RS) investigam denúncia feita por haitianos sobre más condições de trabalho e falta de pagamento, além de discriminação e ameaças de agressão.

Acesse aqui a matéria completa.