22 Mar

MCCE trata de fortalecimento de pautas da diversidade e projeto eleitoral 2023

Publicada em: 22/03/2023

Por Solange Nunes
Edição: Andrea Bochi

O diretor do SINAIT Benvindo Soares participou da reunião desta quarta-feira, 22 de março, em formato virtual, do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), do qual o SINAIT participa. Na pauta, Grupo de Trabalho da Diversidade, Projeto MCCE 2023, entre outros assuntos.

Luciano Santos, diretor do MCCE, disse que, no dia 17 de março, ocorreu o primeiro encontro do Grupo de Trabalho da Diversidade, coordenado pelo cofundador e ex-diretor MCCE, Carlos Moura. “A reunião foi de apresentação dos participantes e rodada de conversa com sugestões, propostas e encaminhamentos a fim de pensar questões relacionadas a representatividade da diversidade, como os negros e as negras, os povos indígenas, os grupos de orientação de gênero e outros mais, na vida política, com foco na ampliação dessas candidaturas”.

Os integrantes do Movimento reforçaram ainda a dificuldade de representação dos grupos negros, indígenas e de mulheres em cargos públicos de chefia e no processo eleitoral brasileiro.

Trataram também das medidas anunciadas pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, nesta terça-feira, 21 de março, que destina, dentre elas, um mínimo de 30% dos cargos em comissão e funções de confiança da administração federal a pessoas negras a fim de ampliar políticas públicas de igualdade racial e combate ao racismo. Na ocasião do anúncio, o presidente Lula assinou um conjunto de seis decretos que visam fortalecer ações de inclusão e combate ao racismo em diferentes frentes. O anúncio do governo federal marcou a celebração do Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial.

Projeto MCCE 2023

Os participantes referendaram ainda a importância do Projeto MCCE 2023. O conteúdo está recebendo contribuições de órgãos e parceiros a fim de auxiliar nas sugestões de alterações para o sistema eleitoral brasileiro.

De acordo com Benvindo Soares, que representou o SINAIT e o Instituto Mosap, o Grupo da Diversidade e o Projeto MCCE 2023 tratam de temas importantes para o Sindicato Nacional. “Estamos aqui para ajudar com ideias e acompanhar os debates que são caros para nossa categoria”. 

Ao final do encontro, os integrantes concordaram em encaminhar ofício aos órgãos públicos e à Presidência da República se colocando à disposição para ajudar no debate que trata da adversidade por meio do Grupo de Trabalho da Diversidade do MCCE.