06 Mai

Fonasefe define novas ações da Campanha Salarial para maio e início de junho

Publicada em: 06/05/2022

Por Dâmares Vaz

O Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) reuniu-se nesta sexta-feira, 6 de maio, para definir novas ações da Campanha Salarial, que ocorrerão em maio e início de junho. O SINAIT, que integra o fórum, foi representado na reunião, virtual, pelo diretor Marco Aurélio Gonsalves.

Em abril, diante do anúncio pela imprensa da intenção do governo de dar reajuste de 5% a todos os servidores públicos, o Fonasefe havia classificado a proposta, que nunca foi formalizada, como um “desrespeito”.

O fórum lembra que, no dia 18 de janeiro, protocolou a pauta da Campanha Salarial no Ministério da Economia, em que os servidores exigiram recomposição emergencial da inflação no percentual de 19,99%. Para o Fonasefe, o governo precisa abrir negociações com os representantes dos servidores.

A agenda de mobilização para maio e início de junho é a seguinte:

- Ato em Brasília no dia 12 de maio, com concentração no Espaço do Servidor a partir das 14 horas, e passeata até a Praça dos Três Poderes,

- Atos nos estados no dia 19 de maio, em defesa do Reajuste Já! e

- Atos em Brasília nos dias 31 de maio e 1º de junho. O formato será definido na próxima reunião do Fonasefe, no dia 12 de maio, às 8h30. No dia 31, ocorrerá atividade dos servidores no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados (detalhes serão divulgados em breve).