06 Mai

SC: Abertas inscrições para congresso sobre trabalho infantil e aprendizagem. Evento homenageia Auditor do Trabalho

Publicada em: 06/05/2022

Estão abertas, de forma gratuita, as inscrições para II Congresso Catarinense de Combate à Exploração do Trabalho Infantil e Promoção da Aprendizagem, em homenagem ao legado do Auditor Fiscal do Trabalho Alberto de Souza, falecido no início de 2021, vítima de infarto.

O evento ocorrerá de forma híbrida nos dias 9 e 10 de junho, no auditório do Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina (Cesusc), em Florianópolis, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube – https://www.youtube.com/user/erradicacao, das 14 às 18h.

Para fazer a inscrição basta acessar o link – https://forms.gle/s7qZBX9hg2XVVaPd9. Também é possível se inscrever na hora do evento, presencialmente, antes das palestras previstas na programação. A participação será certificada.

No congresso, estarão em pauta temas como violação de direitos e permanência da juventude na escola, Lei da aprendizagem e ação da Auditoria-Fiscal do Trabalho, trabalho infantil e sua cadeia produtiva, medidas socioeducativas e aprendizagem profissional. Serão discutidos os papeis de instituições – Ministério do Trabalho e Previdência, Ministério Público do Trabalho e Ministério Público de Santa Catarina – no combate ao trabalho infantil no estado.

A ideia é reunir professores, pesquisadores, graduandos, trabalhadores, gestores de diferentes âmbitos e instituições para um amplo diálogo interdisciplinar e entre diversos setores da sociedade para discutir a prevenção e combate ao trabalho infantil, os riscos psicossociais decorrentes do trabalho desassistido e precoce aos adolescentes e os efeitos da atual situação da inserção de jovens no mundo do trabalho por meio da aprendizagem profissional (Lei Federal nº 10.097/2000).

O Congresso é uma realização conjunta da Associação Alberto de Souza de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem de Santa Catarina, do Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina (MPT/SC), do Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção do Adolescente no Trabalho de Santa Catarina (Feti/SC), do Fórum Catarinense de Aprendizagem Profissional (Focap/SC), e do Cesusc.