26 Jan

Sinait conta Chacina de Unaí em quadrinhos, denunciando impunidade

Publicada em: 26/01/2018

A partir do universo visual das histórias em quadrinhos, ação pretende tornar o caso mais conhecido e ampliar clamor para que se cumpra a justiça

Por Dâmares Vaz

Edição: Nilza Murari

No dia 28 de janeiro de 2004, os Auditores-Fiscais do Trabalho Eratóstenes de Almeida Gonsalves, João Batista Soares Lage e Nelson José da Silva e o motorista do Ministério do Trabalho Ailton Pereira de Oliveira foram covardemente tocaiados e assassinados em Unaí, no crime que ficou conhecido como Chacina de Unaí. Eles realizavam uma operação na região que envolvia a fiscalização de denúncias de trabalho escravo em fazendas de uma das famílias mais poderosas do lugar, os Mânica. Mais tarde, a investigação da Polícia Federal descobriu que os irmãos Norberto e Antério Mânica foram os mandantes da carnificina.

Quatorze anos depois, os mandantes e intermediários, mesmo condenados pelo Tribunal do Júri de Belo Horizonte (MG), permanecem em liberdade. A trágica história que marcou a Auditoria-Fiscal do Trabalho, a sociedade e o próprio Estado brasileiro é contada agora em quadrinhos, numa promoção do Sinait e realização da agência de comunicação 8 Total Brand, como parte da luta incessante do Sindicato por justiça. O jornalista Alexandre de Maio é o autor da arte dos quadrinhos.

A narrativa a partir do universo visual dos quadrinhos traz uma outra perspectiva para os que já conhecem a história e atrai novos espectadores. Ambos os públicos, ao se depararem com os detalhes revelados por desenhos e diálogos, se indignarão com a impunidade que marca o caso.

A série será publicada em três capítulos no stories do Instagram do Sindicato – @sinaitbr –, de 27 de janeiro a 1º de fevereiro. Conteúdos complementares também serão veiculados, como um trailer, que já pode ser visualizado. Serão realizadas ainda conversas em vídeo com Auditores-Fiscais do Trabalho e com o autor dos quadrinhos.

Todo o material foi divulgado para a imprensa e já está alcançando repercussão. Veja algumas publicações:

25-1-2018 – Twitter de Antônio Luiz Costa

25-1-2018 – Twitter de Pablo vilaça

25-1-2018 – Coletiva.net

8 Total Brand assina história em quadrinhos sobre chacina em Minas Gerais

Próxima semana

O Sinait continua veiculando peças relativas à Chacina de Unaí este fim de semana e durante a próxima semana, quando as Delegacias Sindicais farão atividades sobre os 14 anos do crime. O trabalho escravo será também um tema presente, uma vez que as atividades se desenvolvem na esteira da Semana Nacional de Combate ao Trabalho Escravo.

Acesse aqui o dossiê produzido com os pontos mais relevantes da Chacina de Unai ao longo de 14 anos.

O Sinait pede aos Auditores-Fiscais do Trabalho que acessem, curtam, compartilhem e divulguem em todos os meios possíveis.