SINAIT reúne-se com equipe da Decipex para tratar de demandas dos Auditores Fiscais do Trabalho

11/10/2024

Nesta quinta-feira, 10 de outubro, os diretores do SINAIT Pedro Paulo Martins (RJ) e Marco Aurélio Gonsalves (DF) reuniram-se com a equipe da Diretoria de Centralização de Serviços de Inativos, Pensionistas e Órgãos Extintos (Decipex) a fim de tratar de demandas dos Auditores Fiscais do Trabalho como o auxílio-saúde e os processos em tramitação na pasta. O encontro ocorreu na sede da Decipex, em Brasília.

De acordo com Marco Aurélio, há Auditores Fiscais do Trabalho que estão requerendo o reembolso do pagamento do auxílio-saúde e não estão recebendo.

A equipe da Decipex explicou que os servidores não estão recebendo o pagamento do auxílio-saúde porque não informaram ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) a contratação do plano de saúde e a comprovação dos pagamentos mensais.

Tramitação dos processos

Em relação à tramitação dos processos, a Decipex disse que a tramitação dos processos não depende apenas do órgão, sujeita-se a outros departamentos e secretarias dentro do próprio MGI. Enfatizou ainda que o fim do Ministério do Trabalho e Emprego, em 2019, quando foi absorvido pelo Ministério da Economia, e depois recriado em 2023, resultou na perda de informações funcionais e dos históricos de alguns servidores. A diretoria, junto com o Ministério do Trabalho, está buscando recuperar a vida funcional desses servidores. A perda de dados está prejudicando a análise do processo e, consequentemente, provocando o atraso de sua tramitação dentro da pasta.

Central de Atendimento

O diretor Pedro Paulo cobrou, ainda, melhoria no atendimento aos Auditores por meio da Central de Atendimento de Pessoal (CAPE). “Os colegas reclamam da dificuldade de apresentar suas demandas e dúvidas sobre sua vida funcional e também no que se refere à aposentadoria”. 

A Decipex informou que - em caso de dúvidas, orientações ou reclamações – os servidores devem ligar para 0800 978 9004.

Participaram da reunião, pela Decipex, Pablo Marcos, coordenador-geral de Benefícios; Kíria Camila, coordenadora de Atendimento; Gabriela Figueiredo, assessora técnica, entre outros.